Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Terceirizado demitido reaproveitado pela empresa sucessora não obtém direito ao aviso prévio

    Ao analisar a ação trabalhista, o juiz substituto Cristiano Siqueira de Abreu e Lima, atuando na 11ª Vara do Trabalho de Brasília, frisou que os elementos constantes nos autos evidenciaram que o contrato do trabalho foi rescindido em virtude da substituição da reclamada por outra empresa de serviços terceirizados no tomador de serviços, mas que o trabalhador foi contratado pela empresa sucessora, nos termos da cláusula de incentivo à continuidade firmada em Convenção Coletiva de Trabalho.

    O trabalhador recorreu dessa decisão, mas os integrantes da Primeira Turma do TRT-10 confirmaram a sentença do juiz da 11ª Vara. O acórdão, assinado pelo juiz convocado Francisco Luciano de Azevedo Frota, explica que o aviso prévio tem o objetivo de comunicar ao empregado a ruptura contratual, proporcionando tempo para que o trabalhador consiga um novo emprego. No Direito do Trabalho, aponta o relator, o negociado não prevalece sobre o legislado, salvo quando mais benéfico ao empregado. Se a lei assegura o aviso, a sua dispensa ofende o princípio maior da proteção ao hipossuficiente, que garante a aplicação da norma mais favorável.

    Contudo, frisou o relator, a diretriz jurisprudencial contida na Súmula 276 do Tribunal Superior do Trabalho diz que o direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego. Como é incontroverso, nos autos, que o autor foi reaproveitado pela nova empresa prestadora de serviços, não existe motivo para concessão ou pagamento indenizado do aviso prévio, conclui o acórdão.

    Mauro Burlamaqui / BN

    Processo nº 0000075-17.2014.5.10.011

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 imprensa@trt10.jus.br

    • Publicações4127
    • Seguidores630633
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações621
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceirizado-demitido-reaproveitado-pela-empresa-sucessora-nao-obtem-direito-ao-aviso-previo/131276256

    Informações relacionadas

    Monique Sanchez, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Defesa Trabalhista - horas extras, adicional de periculosidade e dano moral

    JurisWay
    Notíciashá 10 anos

    Terceirizado reaproveitado por empresa sucessora não obtém direito ao aviso prévio

    Terceirizado demitido reaproveitado pela empresa sucessora não obtém direito ao aviso prévio

    Daniel Salume, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A não aplicação da multa de 40% doFGTS no reaproveitamento deempregados em contratos públicos

    Luiz Ernesto Nogueira Advogados, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    10 Dúvidas Frequentes Sobre a Nova Lei da Terceirização

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)