Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Termina hoje prazo dado pelo MEC para que estudantes desocupem escolas

Publicado por Agência Brasil
há 8 anos

Termina hoje (31) o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas, universidades e institutos federais ocupados em protesto contra medidas tomadas pelo governo federal. Caso isso não ocorra, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado nessas localidades.

De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) são 1.177 locais ocupados em todo o país. Não há um balanço nacional oficial. Os números locais, no entanto, são diferentes. É o caso do Paraná, por exemplo, onde a Ubes diz que há 843 estabelecimentos. enquanto a Secretaria de Educação fala em 491.

Conforme o último balanço do MEC, divulgado há quase duas semanas, 182 locais de prova estavam ocupados e mais de 95 mil candidatos deveriam fazer o exame nesses espaços.

Os estudantes que fazem as ocupações são contra a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016. A PEC limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos. Estudos mostram que a medida pode reduzir os repasses para a área de educação que, limitados por um teto geral, resultarão na necessidade de retirada recursos de outras áreas para investimento no ensino. O governo defende a medida como um ajuste necessário em meio à crise que o país enfrenta e diz que educação e saúde não serão prejudicadas.

Eles também são contra a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória 746/2016, enviada ao Congresso. Para o governo, a proposta irá acelerar a reformulação da etapa de ensino que concentra mais reprovações e abandono de estudantes. Os alunos argumentam que a reforma deve ser debatida amplamente antes de ser implantada por MP, que começa a vigorar imediatamente.

De acordo com o MEC, o prazo dado "é para que ainda haja tempo hábil para realização das provas nos locais. Caso as ocupações sejam mantidas, prejudicando os alunos que fariam prova nesses locais, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aníseio Teixeira] terá de fazer a prova em outra data para aqueles estudantes que não conseguiram. Não há data definida porque o MEC ainda aguarda que o bom senso prevaleça", diz o ministério por meio da assessoria de imprensa.

Edição: Nádia Franco
  • Publicações90686
  • Seguidores338
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações492
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/termina-hoje-prazo-dado-pelo-mec-para-que-estudantes-desocupem-escolas/400439956

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Escola invadida, os menores deveriam ser retirados meia hora depois da invasão e civilmente responsabilizados, quando os pais recebessem a conta educariam melhor os filhos.
Como este é o país do "todos tem direitos (sem precisar respeitar os dos outros) e ninguém responde pelo que faz" a educação pública vai continuar um caos. continuar lendo

A maioria dos ocupantes não sabe nem o que significa "PEC". Ocupa as instituições só para não ter aula regular. Infelizmente essa é a verdade. continuar lendo

Estas invasões é um verdadeiro atentado ao direito dos alunos que passaram todo ano estudando com a esperança de serem aprovados no exame do enem, e por causa de meia dúzia de invasores financiados por pessoas que a própria justiça sabe quem são, frustam os sonhos de grande parte desses adolescentes. No Rio Grande do Norte poucas escolas foram ocupadas, se o MEC tivesse a boa vontade já tinha remanejado os locais das provas para os alunos prejudicados. continuar lendo

Pediram, imploraram ajoelhados, para que a direita voltasse a plena carga. Pois é, veio. E agora? Ocupar escolas, avenidas e praças não ira resolver. Talvez a conscientização dos eleitores em 2018 resolva. Vocês acreditam? Eu também não. Vamos ter mais do mesmo, isto é NADA.
Educação para que possam reivindicar?
Saúde para que possam procriar qual ratos?
Segurança para poderem voltar tarde da noite do forro?
Besteira. Tudo besteira. continuar lendo