Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Territórios quilombolas: critérios para indenização de benfeitorias

Publicado por COAD
há 12 anos

Ato publicado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na edição de hoje (20/6) do Diário Oficial da União estabelece critérios e procedimentos para a indenização de benfeitorias construídas em terras públicas que sejam território quilombola. O objetivo é a desocupação de áreas quilombolas por pessoas que não pertençam a esse grupo.

Entre os critérios para a indenização das benfeitorias, de acordo com a Instrução Normativa nº 73, de 17 de junho de 2012, está o de que a pessoa ocupe uma área até quatro módulos fiscais, não tenha empregados permanentes sendo permitido o auxílio eventual de terceiros e resida no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo ao imóvel.

A ocupação da área deve ainda ter sido identificada por levantamento fundiário, nos termos do artigo 10, inciso II, da Instrução Normativa 57/2009. O documento estabelece procedimentos para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação, titulação e registro das terras ocupadas pelos remanescentes de comunidades quilombolas.

Na Instrução Normativa nº 57 estão detalhados os documentos a serem apresentados por aqueles que vão pleitear a indenização e os procedimentos a serem seguidos. No texto consta o alerta de que não serão indenizadas as benfeitorias construídas após a realização de vistoria de fiscalização e avaliação.

Uma vez constatado que as áreas ocupadas por remanescentes dos quilombolas são de propriedade dos estados, do Distrito Federal, ou dos municípios, fica determinado que o Incra deverá unir esforços e recursos, mediante convênios e acordos, para a solução de problemas relacionados às indenizações.

FONTE: Agência Brasil

NOTA- Equipe Técnica ADV: Confira a íntegra das Resoluções nº 11/2012 e nº 12/2012 em nosso Portal.

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações730
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/territorios-quilombolas-criterios-para-indenizacao-de-benfeitorias/3156963

Informações relacionadas

Observatório Eco - Direito Ambiental
Notíciashá 14 anos

Incra normatiza processo para regular áreas quilombolas

Ocupantes de território quilombola são informados sobre desapropriações durante audiências públicas

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Mandado de Segurança

Lilian De Andrade Sá, Estudante de Direito
Artigosano passado

Indenizações Permitidas e Proibidas no Ato de Desapropriação

Cesar Branicio, Advogado
Artigoshá 7 anos

O Direito à Propriedade e a Titulação das Terras Quilombolas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)