Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ concede efeito suspensivo e impede despejo de locador

    Por unanimidade, os desembargadores da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça deram provimento a um agravo de instrumento interposto por E.K. contra a decisão que deu provimento a uma ação de despejo cumulado com cobrança movida por A.B.D.R., cujos efeitos causariam grande prejuízo à agravante, já que teria que desocupar o imóvel.

    A agravante sustenta que o aluguel foi estipulado inicialmente em R$ 500,00, mas que, segundo o locador, o valor foi elevado ao patamar de R$ 750,00, o que corresponde a 50% do valor inicial, considerado abusivo e destoante do reajuste do mercado imobiliário.

    E.K. alega que não compactuou com a quantia por não ter condições de pagar. Afirmou ainda que o reajuste só deveria ocorrer em junho e, como quitou mensalmente o valor ajustado, não haveria que se falar em falta de pagamento. Pediu então, nesses termos, que seja concedida liminar recursal para recolhimento do mandado de despejo.

    O relator do processo, Des. Dorival Renato Pavan considerou a existência de perigo grave em desfavor da agravante e entendeu que o reajuste não foi comprovado por documento escrito, o que torna possível que a requerida não esteja em situação de inadimplência alegada. O desembargador também considerou abusiva a expressividade do valor do reajuste em 50% do valor inicial, sobrepondo até mesmo índices permitidos na legislação, colocando em dúvida se deve prevalecer para fins de cobrança.

    “Ante o exposto, confirmo a antecipação da tutela recursal e atribuo efeito suspensivo ao recurso de apelação interposto pela agravante, privando de todo efeito a decisão de primeiro grau e obstando o cumprimento de mandado de despejo, caso expedido”, escreveu o relator em seu voto.

    Processo nº 1404785-25.2014.8.12.0000

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações260
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-concede-efeito-suspensivo-e-impede-despejo-de-locador/122111423

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)