Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJ confirma: Isenção de IPVA não abrange táxi transferido por herança

    O falecimento do taxista extingue tanto a permissão administrativa quanto a isenção do IPVA, uma vez que a prestação de serviço de taxi somente é possível por meio de permissão administrativa de serviço público e a isenção do imposto está condicionada ao preenchimento das formalidades legais junto à Receita Estadual.

    Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença que julgou improcedente ação anulatória de lançamento cumulada com repetição de indébito nº 0712454.33.2008.8.13.0040, que buscava a anulação e restituição de débitos de IPVA cobrados de herdeira de taxista.

    As decisões judiciais confirmam tese da Advocacia-Geral do Estado (AGE), defendida no processo pelo Procurador Sergio Duarte Oliveira Castro, de que a isenção de IPVA, no caso, constitui permissão administrativa de caráter personalíssimo, precário e intransferível.

    Em consonância com a AGE, a relatora, Desembargadora Vanessa Verdolim declarou: “(...) a permissão de serviço público tem natureza intuitu personae, extinguindo-se com a morte do permissionário, na ausência de quaisquer previsões normativas em contrário. Por conseqüência, falecendo o permissionário que prestava serviços de taxi no município, seus herdeiros não adquirem automaticamente permissão para continuar exercendo a função do de cujus.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações739
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-confirma-isencao-de-ipva-nao-abrange-taxi-transferido-por-heranca/3082021

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 8 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX-52.2014.8.21.7000 RS

    Senado
    Notíciashá 10 anos

    Carro de pessoa com deficiência pode manter isenção de IPI na transferência a herdeiros

    Adelmo Dias Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Demora na entrega de medicamento por plano de saúde gera direito a indenização

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Seção IX. Do Arrolamento

    Samuel Franklin, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Resumo Completo de Direito das Sucessões

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)