Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ conhece ferramenta de processos eletrônicos do TRF-4

    há 11 anos
    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) recebeu, na semana passada, a visita da comitiva do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A equipe esteve no TRF-4 com o objetivo de conhecer as novas funcionalidades dos processos eletrônicos desenvolvidos pelo tribunal: o e-proc (Processo Eletrônico Judicial) e o SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Desde 2011, o TJ usa os sistemas cedidos pelo TRF-4 gratuitamente.

    O juiz federal Sergio Renato Tejada Garcia, coordenador do e-proc na Justiça Federal da 4ª Região, juntamente com o diretor de Tecnologia da Informação do tribunal, Cristian Ramos Prange, e a diretora de Gestão do Conhecimento e gestora do SEI, Patrícia Valentina Ribeiro Santana Garcia, receberam o grupo visitante.

    "Esse encontro é uma oportunidade para, de maneira recíproca, entender como foi a evolução do uso dos sistemas eletrônicos no Tribunal do Tocantins. Realizando essa troca de ideias, buscamos uma equalização entre as duas instituições", declarou Tejada. Para a gestora do SEI, o importante é que foi possível acompanhar a prática do uso do sistema administrativo. "Os diretores do TJTO viram como usamos o SEI em atividades específicas, como licitações e recursos humanos", relatou Patrícia.

    Resultados - O diretor-geral do TJTO, Flávio Leali Ribeiro, lembrou que o e-proc e o SEI já são utilizados na corte há um ano e meio. "Nesse período, podemos perceber o aumento da integração entre os nossos setores. É uma grande melhoria, tudo foi automatizado e agilizado", destacou. Ele ainda acrescentou que a celeridade do trâmite dos processos está sendo sentida não apenas no 1º, mas também no 2º grau da Justiça do Tocantins.

    Rogério Nogueira de Sousa, diretor de Tecnologia da Informação, e Francisco de Assis Sobrinho, diretor judiciário, também integraram a equipe da visita institucional ao TRF-4. "Acompanho o e-proc desde o início de sua implantação no TJTO e, desde outubro do ano passado, já trabalhamos com a entrada de todos os novos processos da 1ª instância de forma eletrônica", disse Assis Sobrinho. "As inovações foram bem recebidas e nos proporcionaram uma grande economia de tempo", completou.

    O TRF-4 tem tradição no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação para gestão judiciária. Em 2003, foi criado o Processo Eletrônico Judicial, o e-proc, hoje utilizado em todos os graus e matérias de jurisdição na 4ª Região. Essa tecnologia possibilitou o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao TRF-4 como o tribunal federal mais efetivo e informatizado do país.

    Outra ferramenta criada pelo TRF-4 é o SEI, Sistema Eletrônico de Informações, que gerencia virtualmente documentos e processos administrativos em todas as unidades da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, em Santa Catariana e Paraná. O sistema já é utilizado gratuitamente por quase 20 instituições públicas parceiras.

    Fonte: TJTO

    • Publicações28684
    • Seguidores1446
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-conhece-ferramenta-de-processos-eletronicos-do-trf-4/201782070

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)