Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-MA aprova criação de varas de execução penal

    Publicado por OAB - Seccional Bahia
    há 14 anos

    O Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (7/4), a criação de duas varas de execução penal: a 2ª Vara de São Luís e a 7ª Vara da Comarca de Timon. O projeto de lei complementar, que altera a redação de 15 artigos do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Maranhão, será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado para votação.

    De acordo com a exposição de motivos anexada à minuta do projeto, a existência de mais de três mil processos na única Vara de Execuções Penais da capital e a tendência de duplicação decorrente da centralização dos processos recomendam a criação da 2ª Vara. Justifica que a especialização dará maior eficácia ao sistema progressivo de execução penal e possibilitará a introdução de políticas públicas de reinserção social.

    A 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís terá competência para o processamento dos feitos em regime aberto, penas e medidas alternativas. Também será responsável pela fiscalização e decisão de incidentes no livramento e indulto condicionais, correições das cadeias e albergues, além de Habeas Corpus. A 1ª Vara cuidará dos casos de regime fechado e semiaberto.

    O projeto aprovado por unanimidade dos desembargadores na sessão administrativa desta quarta, de relatoria da desembargadora Cleonice Freire, também altera a data de eleição da mesa diretora do TJ, antecipando-a para a primeira quarta-feira do mês de outubro dos anos ímpares. Cria ainda um Juizado Especial da Fazenda Pública na capital, a 2ª Vara de Tuntum, dois cargos de juiz de direito para as novas varas do interior e quatro serventias extrajudiciais na capital: três de tabelionato de notas e uma de registro de títulos, documentos e das pessoas jurídicas.

    A necessidade de criação de duas varas no interior foi constatada pelo desembargador Cleones Cunha, após analisar exposição de motivos enviada pelo juiz Pedro Henrique Holanda Pascoal, de Tuntum, e fazer reunião com os juízes de Timon, que relataram a grande demanda de feitos relacionados a execuções penais na comarca. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Maranhão.

    Fonte: Consultor Jurídico

    • Publicações18645
    • Seguidores134
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-ma-aprova-criacao-de-varas-de-execucao-penal/2146474

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)