Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ mantém decisão para que município forneça medicamento

    O município de São Gonçalo do Amarante recorreu ao Tribunal de Justiça para pedir a suspensão de uma decisão proferida pela 2º Vara Cível da Comarca. A decisão determina que o município adquira e forneça para duas crianças, no prazo de 10 dias, um refil de 3ml/mês de Insulina Glargina/ Detemir (Lantus/Detemir); um refil de 3ml/ mês de Insulina rápida: aspart/listro/glulisina; 150 unidades de agulhas para caneta; 200 fitas para glicosímetro e; 200 lancetas para glicosímetro e, outras eventualmente prescritas para os fins de controle da diabetes.

    Para o Município, a decisão viola os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, uma vez que desconsidera a limitação orçamental municipal com fornecimento de medicamentos, e ainda, que o município é o ente de menor capacidade orçamentária exercendo o atendimento à saúde em caráter complementar, embora a saúde seja competência de todos os entes da federação.

    Para o relator do processo, o juiz convocado Nilson Cavalcanti, o que está em jogo é a saúde e a vida de duas crianças portadoras de Diabetes Melitus tipo I, cujo tratamento é de difícil controle, em virtude das flutuações rápidas dos seus níveis o que requer o uso de medicamentos de alto custo.

    Diante disso, e com base em jurisprudências do próprio TJRN, o relator não atendeu o pedido do município de São Gonçalo do Amarante e manteve a decisão de primeiro grau em todos os seus termos. (Processo nº

    • Publicações8049
    • Seguidores263
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-mantem-decisao-para-que-municipio-forneca-medicamento/2632365

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)