Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ nega pedido da AMMA para pagamento de gratificação a juízes

    O Tribunal de Justiça do Maranhão, em sessão plenária da última quarta-feira, indeferiu o requerimento da AMMA para pagamento de gratificação, prevista em lei, para magistrados que trabalhem em comarcas de difícil acesso. O pleito demorou quase um ano para ser apreciado. Além deste, a AMMA ainda tem dois requerimentos pendentes no Tribunal`, o da gratificação para Diretoria de Fórum e o que eleva o valor da ajuda de custo paga quando da promoção e remoção.

    Diante da decisão do TJMA, a AMMA vai ao Conselho Nacional de Justiça para questionar que critérios devem ser utilizados para que uma Comarca seja considerada como de difícil acesso ou provimento. Dependendo da decisão, a AMMA solicitará que o CNJ determine que o TJMA aponte quais comarcas maranhenses se enquadram nos critérios que eventualmente forem indicados.

    ENTENDA O PLEITO

    A AMMA ingressou com o requerimento no Tribunal no dia 28 de outubro de 2009, para que a gratificação fosse regulamentada e que fossem listadas as comarcas de difícil acesso no estado. Depois de não obter resposta mesmo reiterando outras vezes o requerimento no TJMA, a AMMA solicitou ao Conselho Nacional de Justiça que o Tribunal apreciasse esse requerimento e outros que estão pendentes há mais de 10 meses.

    O pleito foi com base no art. 78, inciso X do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado do Maranhão (Lei Complementar Estadual nº 14, de 17 de dezembro de 1991).

    A Comissão de Divisão e Organização Judiciárias e Assuntos Legislativos do TJMA apreciou a solicitação, indeferindo-a sem passar pela análise do plenário, mesmo não havendo previsão no regimento interno. Em face dessa decisão, a AMMA recorreu ao plenário do Tribunal, oportunidade em que foi designado o Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos para relatar a matéria.

    O relator votou no sentido de dar provimento ao recurso e, em conseqüência, acolher o pleito formulado pela AMMA. Entretanto, a sua posição restou vencida, considerando que a maioria dos presentes acompanhou o voto divergente do desembargador Cleones Cunha, segundo o qual, no Maranhão, todas as Comarcas estão ligadas por estradas asfaltadas e que a distância dessas comarcas para a capital não justificaria o pagamento da gratificação postulada.

    • Publicações878
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-nega-pedido-da-amma-para-pagamento-de-gratificacao-a-juizes/2367007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)