Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ oficializa início das obras da Sede

    há 16 anos

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove hoje, dia 7 de julho, às 15h, a solenidade de Instalação da Pedra Fundamental do novo edifício-sede, com o objetivo de tornar públicas e oficializar as obras iniciadas no dia 23 de junho. A cerimônia será realizada na rua Gonçalves Dias, 3.333, bairro Barro Preto, e contará com a presença do presidente do TJMG, desembargador Orlando Adão Carvalho; do vice-governador do Estado de Minas Gerais, professor Antônio Augusto Anastasia, representando o governador Aécio Neves; do presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, e de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. O empreendimento está sendo executado no quarteirão formado pelas ruas Uberaba, Alvarenga Peixoto, Tenente Brito Melo e Gonçalves Dias.

    A programação inclui o descerramento de placa e o fechamento de uma urna, que guardará no seu interior a planta da fachada, o livro contendo o histórico da obra, fotografias, jornal do dia e moedas correntes. Como o terreno ainda deverá ser escavado para a construção dos subsolos, a urna ficará exposta no Memorial da Obra. Após a conclusão do edifício-sede, ela será enterrada no jardim do prédio, devendo permanecer ali por 50 anos. Após esse período, a urna será aberta e ficará exposta definitivamente na Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), que funciona no Palácio da Justiça, na avenida Afonso Pena, 1420.

    Economia

    Ao justificar a construção de uma nova sede para o TJMG, o desembargador Orlando Carvalho ressaltou que hoje a estrutura física do TJMG se encontra dispersa em 12 edificações pela cidade. “Tal reestruturação, ao reunir todos os setores e os atuais 120 desembargadores em um mesmo local, contribuirá para agilizar a prestação jurisdicional”, explicou. A obra trará ainda uma substancial melhoria da racionalização das atividades, através de layout´s adequados “O Tribunal terá uma economia de gastos com manutenções, condomínio e aluguéis de imóveis, de energia elétrica e de transporte entre as unidades”, informou o presidente.

    Comunicação

    Para facilitar o acompanhamento da obra, o TJMG, através de sua Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), distribuirá, trimestralmente, aos moradores e comerciantes da região, boletins com informações sobre todas as etapas de construção do novo edifício-sede. Também estarão disponíveis outros canais de comunicação, como o endereço eletrônico novasede@tjmg.gov.br e o telefone 0800-283-3933, com atendimento a partir de 7 de julho.

    Etapas

    A primeira etapa da obra envolve os serviços de demolição, terraplenagem e contenção, com previsão de duração de oito meses. A segunda fase, referente aos projetos executivos, está em fase de licitação. O terceiro edital, para a construção propriamente dita, será publicado após a conclusão dos projetos executivos. A nova sede deverá ser inaugurada em 2012.

    Com capacidade para 170 desembargadores e para até quatro mil servidores, o projeto prevê duas edificações em forma de “L”, com alturas de sete e 11 andares. Serão construídos plenários de julgamento, assessorias, cartórios e auditórios.

    O projeto, de responsabilidade da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, contempla a restauração da edificação histórica existente no terreno, cuja fachada é tombada pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural do Município. No local, funcionará um restaurante aberto ao público.

    ascom@tjmg.gov.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-oficializa-inicio-das-obras-da-sede/50980

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais terá nova sede em BH

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)