Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ reúne-se com prefeito de Dois Irmãos do Buriti para início das obras de novo Fórum

    Por determinação do presidente do Tribunal de Justiça, Des. Paschoal Carmello Leandro, o juiz auxiliar da Presidência, Atílio César de Oliveira Jr., e o diretor da Secretaria de Obras do TJMS, Daniel Felipe Hendges, reuniram-se, na quarta-feira (11), com o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Edilsom Zandona, para tratativas acerca da obra de construção do novo prédio do Fórum da comarca, de 1ª entrância, já que o atual funciona em imóvel cedido e sem estrutura para atender a demanda do Poder Judiciário, em crescimento na localidade.

    Segundo o magistrado, o prédio será construído em terreno doado pelo Município situado ao lado da Prefeitura e o prefeito participará da obra, ajudando na infraestrutura, como a terraplanagem, asfaltamento de uma rua lateral, iluminação pública, e no que mais for preciso.

    A previsão é de que a licitação para a obra inicie ainda nesse mês. Com cerca de 900 m², o prédio terá gabinete, sala de audiência, plenário do Tribunal do Júri, cartório cível/criminal, cartório do Juizado Especial, salas para conciliação, para assessoria, distribuição, secretaria, para oficiais de justiça, assistente social, Defensoria, Promotoria, OAB, banheiros coletivos e hall de entrada com espera climatizada.

    O prédio terá ainda estacionamento privativo murado e com cerca elétrica, proporcionando maior segurança ao juiz, além de estacionamento para os funcionários e público. Como já ocorre há algum tempo nas obras do Poder Judiciário de MS, a edificação será acessível, com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros acessíveis para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

    Outro ponto muito significativo será a sustentabilidade e eficiência energética, baseando-se nas questões ambientais e nas orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Números – Dados desta quinta-feira (12) apontam que 1.925 processos estão em andamento na comarca, sendo 1.694 na vara única e 231 no juizado adjunto, sob responsabilidade do juiz Diogo de Freitas.

    Saiba mais – A comarca de Dois Irmãos do Buriti foi criada pela Lei nº 3.242, de 05 de julho de 2006, e instalada no dia 13 de novembro de 2006, conforme Provimento nº 110/06. Após ser desinstalada em fevereiro de 2014, com autorização do CNJ, a comarca de Dois Irmãos do Buriti foi reinstalada em 13 de abril de 2016.

    A solenidade de reinstalação foi muito prestigiada, já que a população estava exultante por não precisar mais se deslocar até Aquidauana em busca de solução para seus conflitos. Políticos de âmbitos local e estadual também comemoraram a aproximação da justiça com os cidadãos buritienses.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-reune-se-com-prefeito-de-dois-irmaos-do-buriti-para-inicio-das-obras-de-novo-forum/820447138

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)