Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJ suspende decisão que devolvia terreno do CRB a herdeiros

    há 12 anos

    O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, integrante da Sessão Especializada Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), suspendeu os efeitos da sentença que devolvia aos herdeiros de Emérita Perez Peixoto, um terreno situado na rua Comendador Almeida Guimarães, na Pajuçara, onde, atualmente, está construído o Beer CRB e um ginásio, pertencentes ao Clube de Regatas Brasil (CRB).

    Depois do julgamento favorável aos herdeiros de uma ação reivindicatória, julgada à revelia, e uma apelação cível transitada em julgado, o CRB interpôs medida cautelar preparatória para a propositora de uma ação rescisória. O relator do processo, suspendeu a decisão até que sejam julgadas o mérito da cautelar, bem como da ação rescisória - caso proposta, alegando que devolver a posse representa a supressão imediata das atividades de utilidade pública desenvolvidas pelo autor.

    “Para além da preservação de todo conjunto patrimonial erguido pelo autor no imóvel em disputa, está o relevante trabalho social por ele diuturnamente desenvolvido. O fato é notório e toda a sociedade alagoana sabe que as entidades esportivas, a exemplo do autor, contribuem sobremaneira para a inclusão social, notadamente com a formação de atletas”, justificou o desembargador.

    Segundo o CRB, o imóvel foi adquirido em 15 de junho de 1967, através de instrumento público, em caráter irrevogável e irretratável, e que exerce sobre o prédio posse mansa e pacífica há mais de 40 anos, sem que tivesse sido questionado pela proprietária e seus herdeiros.

    “Penso assistir razão ao autor quando diz que não possui injustamente o imóvel em questão, haja vista que embora o doravante réu, na ação reivindicatória, tenha colacionado registro em nome da Sra. Emérita Perez Peixoto, o ora demandante também fez carrear escritura pública de promessa de compra e venda, lavrada no livro 40, fl. 175/177, do 6º Oficio de Maceió, levada a registro junto à matrícula imobiliária nº 16.150 do 1º Serviço Registral de Maceió”,

    Matéria referente à medida cautelar nº

    ------ Fernanda Lins - imprensa@tjal.jus.br imprensa@tjal.jus.br -

    • Publicações4435
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-suspende-decisao-que-devolvia-terreno-do-crb-a-herdeiros/3185482

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)