Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJCE conclui redistribuição de 3.900 processos para 3ª Câmara Criminal

    há 8 anos

    Cerca de 3.900 processos originários da 1ª e 2ª Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foram redistribuídos para os quatro desembargadores da 3ª Câmara Criminal, instalada em 9 de agosto deste ano. O novo órgão colegiado foi criado após extinção da 8ª Câmara Cível, conforme previsto no artigo 321 do novo Regimento Interno do Tribunal.

    A nova Câmara é composta pelos desembargadores Francisco Darival Beserra Primo (presidente), Raimundo Nonato Silva Santos e José Tarcílio Souza da Silva, além do juiz convocado Antônio Pádua. Cada um dos quatro magistrados recebeu 975 processos, referentes a 30% dos acervos processuais de cada um dos oito desembargares integrantes da 1ª e 2ª Câmaras Criminais.

    O secretário Judiciário, Antônio Valdir de Almeida Filho, informa que a redistribuição foi concluída em cerca de 30 dias. O trabalho foi efetivado por meio do Núcleo de Redistribuição dos feitos criminais, sendo redistribuídos, basicamente, apelações crimes e recursos em sentido estrito.

    Os autos foram encaminhados à redistribuição pelo Sistema de Automação Judicial do 2º Grau (SAJSG), obedecendo aos critérios de acervo criminal, processos de cumprimento das metas 2 e 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e processos com réu preso, no limite de 30% dos acervos.

    Não foram computados para compor o acervo da 3ª Câmara Criminal os mandados de segurança e habeas corpus, bem como os incidentes processuais, embargos de declaração e recursos internos, pois são demandas de urgência, segundo explicou o diretor da Divisão de Apoio Operacional da Secretaria Judiciária, Pedro Carlos Alves Cavalcante.

    CÂMARAS DE DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO

    De acordo com o secretário Valdir, desde o dia 1º de setembro, o Núcleo de Redistribuição do Acervo das Câmaras Cíveis está realizando a redistribuição dos processos originários dos gabinetes dos desembargadores das sete Câmaras Cíveis Isoladas para as Câmaras de Direito Público e de Direito Privado.

    A redistribuição foi iniciada com a publicação da Portaria nº 1.557/2016, assinada pela presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale que, em cumprimento ao artigo 321 do Regimento Interno, determinou a transformação das Câmaras Cíveis Isoladas em Câmaras de Direito Público e de Direito Privado, além de decretar a extinção das Câmaras Cíveis Reunidas, sendo criadas, em substituição, as Seções de Direito Público e de Direito Privado.

    Dessa forma, os desembargadores da primeira, segunda e terceira Câmaras Cíveis Isoladas passaram a integrar, respectivamente, a primeira, segunda e terceira Câmaras de Direito Público.

    Já os magistrados que fazem parte da quarta, quinta, sexta e sétima Câmaras Cíveis integram, respectivamente, a primeira, segunda, terceira e quarta Câmaras de Direito Privado.

    O diretor do Departamento Judiciário Cível, David Aguiar Costa, afirmou que cerca de 3 mil processos, sendo 1.700 de Direito Privado e 1.300 de Direito Público, já foram redistribuídos às novas unidades julgadoras. Nos cálculos da Secretaria Judiciária, o acervo a ser redistribuído envolve cerca de 40 mil processos. O trabalho deverá ser concluído até o final de novembro deste ano, segundo David Costa, que está coordenando o Núcleo de Redistribuição.

    • Publicações12454
    • Seguidores182
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjce-conclui-redistribuicao-de-3-900-processos-para-3a-camara-criminal/384031718

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)