Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJDF mantém indenização conferida à senhora que sofreu queda em clínica

    há 3 anos

    A paciente de 88 anos afirmou que estava aguardando sua consulta médica quando um funcionário, insistentemente, solicitou que se dirigisse a uma sala de espera no piso inferior. Ao utilizar as escadas para se locomover, tropeçou e rolou alguns degraus, sofrendo hematomas, feridas, leves escoriações no cotovelo e tornozelo esquerdos e trauma craniano de grau leve

    No processo, a autora reclamou por uma indenização em face da negligencia e da imprudência da clínica, haja vista não ter contado com qualquer amparo, após o infortúnio, como o fornecimento de cadeiras de rodas ou muletas. Em sentença, o 3º Juizado Especial Cível de Brasília conferiu a indenização por danos morais.

    Em seu recurso, a clínica médica alegou que não caberia a qualquer de seus funcionários o acompanhamento da autora, já que estava acompanhada de seu neto, bem como poderia ter usado o elevador. A 2ª Turma Recursal do JEC manteve a condenação da primeira decisão, por entender como dever da clínica a proteção da integridade física da paciente, sobretudo por esta contar com 88 anos e a clínica ter salas em andares diversos.

    Ressaltaram os julgadores não ser o caso de culpa exclusiva da vítima, e a existência de elevador e equipamentos de proteção nas escadas não foram suficientes para afastar a responsabilidade da clínica, e acrescentaram:

    “Ainda que a queda não tenha resultado em lesão de maior gravidade (como, por exemplo, uma fratura), os elementos probatórios indicados atestam a existência de violação à sua integridade física, o que configura o abalo moral”.

    A indenização por danos morais foi arbitrada em R$ 2.000,00 e danos materiais em R$ 319,48.

    Fonte: http://www.sintese.com/noticia_integra_new.asp?id=479710


    • Sobre o autor Impactar a vida das pessoas através da verdade, da ética e da justiça inovadora
    • Publicações66
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdf-mantem-indenizacao-conferida-a-senhora-que-sofreu-queda-em-clinica/1265135989

    Informações relacionadas

    Nota Dez
    Notíciashá 16 anos

    SERVIÇO: INSS não exige carência para concessão de alguns benefícios

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)