Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT: Conselho considera constitucionais leis que fixam índices de ocupação e uso do solo em condomínios

    Publicado por Justilex
    há 18 anos

    O Conselho Especial do TJDFT julgou improcedentes três Ações Diretas de Inconstitucionalidade de autoria do procurador-geral de Justiça do Distrito Federal contra leis distritais que estabelecem índices de ocupação e uso do solo para fins de aprovação de parcelamento em condomínios situados em Ceilândia, São Sebastião e Sobradinho. Por unanimidade, os desembargadores julgaram constitucionais as Leis Complementares 428 /2001, 450 /2002, 462 /2002, 466 /2002, 585 /2002, 586 /2002 e 587 /2002. Os julgamentos de mérito ocorreram nesta terça-feira, dia 26. Segundo o procurador-geral de Justiça, as referidas leis distritais afrontam os artigos 316 a 319 da Lei Orgânica do Distrito Federal por tratarem a matéria de forma isolada e desvinculada de estudos urbanísticos globais. Esses artigos se referem aos planos diretores de ordenamento territorial e locais. Porém, de acordo com o Conselho Especial, a Lei Orgânica não impõe a obrigatoriedade de incidência dos planos diretores de ordenamento territorial e locais na elaboração dos índices de ocupação e uso do solo para fins de parcelamento. No entendimento dos desembargadores, portanto, não há violação das regras da Lei Orgânica nas leis distritais questionadas pelo procurador-geral de Justiça, nem alteração dos planos diretores de ordenamento territorial e locais. Conforme o Conselho Especial, a Lei Orgânica não menciona que o estabelecimento de índices de ocupação e uso do solo, bem como a localização de assentamentos, sejam regulamentados exclusivamente pelo plano diretor de ordenamento territorial. A lei estabelece apenas a obrigatoriedade de que o Distrito Federal tenha planos diretores. Os condomínios beneficiados pelas leis distritais analisadas pelo Conselho Especial nesta terça-feira são os seguintes: Condomínio Residencial Privê, Condomínio Residencial Monte Verde e Condomínio Vista Bela – os três localizados em Ceilândia; Condomínio Solar de Brasília, Condomínio São Mateus, Condomínio Quintas dos Ipês e Condomínio Morada dos Deuses – os quatro situados em São Sebastião; e Condomínio Residencial Novo Horizonte – em Sobradinho.

    Nº do processo: ADI 933 -7, 2968-7 e 1784-0

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-conselho-considera-constitucionais-leis-que-fixam-indices-de-ocupacao-e-uso-do-solo-em-condominios/13829

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)