Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT realiza palestra sobre Segurança da Informação para magistrados e servidores

    Na tarde desta terça-feira, 24/10, foi realizada a palestra “A Segurança da Informação no TJDFT”, no auditório Sepúlveda Pertence, Fórum de Brasília. A palestra, destinada a magistrados e servidores, fez parte do trabalho que o Tribunal vem realizando no sentido de aprimorar a segurança da informação, esforço que requer a participação e o engajamento de todo o corpo funcional da Casa.

    O tema da palestra foi abordado por três servidores envolvidos com a implantação da política de segurança da informação no Tribunal. Primeira a falar, a servidora Nadja Zubcov tratou da implantação do Sistema de Gestão da Segurança da Informação no Tribunal, ressaltando seu caráter multidisciplinar. Em seguida, a coordenadora geral da Ouvidoria, Ana Pupe, discorreu sobre a Lei de Acesso a Informacao – Lei nº 12.527/2011 no âmbito do TJDFT, e enfatizou que acesso e segurança da informação são temas que se complementam – quebrando o paradigma de que seriam opostos. A palestrante também falou sobre a página de Transparência e do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, disponíveis no portal do TJDFT na internet.

    Por último, o secretário de infraestrutura de tecnologia da informação do Tribunal, Luiz Fernando Sirotheau, fez um breve histórico das tecnologias e ameaças à informação, desde os hieróglifos egípcios (2700 a.C.), passando pela destruição da Biblioteca de Alexandria, em 641, até chegar nos vírus e malwares que afetam os dispositivos modernos. O palestrante mostrou que os ataques de negação de serviço são ameaças concretas que atingem as corporações públicas ou privadas, diariamente, ressaltando a necessidade de envolvimento e participação de todos no aprimoramento da segurança da informação.

    Saiba mais

    O TJDFT tem modernizado seus processos de trabalho, sobretudo no que diz respeito aos processos administrativo e judicial. Em consequência, é cada vez maior o volume de informações digitais produzidas. Nesse cenário, faz-se necessário aprimorar a segurança da informação com o propósito de proteger dados, informações e processos. Para isso, o Tribunal criou o Sistema de Gestão de Segurança da Informação - SGSI e a Política Corporativa de Segurança da Informação – PCSI, normatizados por meio da Resolução 21/2016.

    Como forma de dar cumprimento a essa política, foi instituído, por meio da Portaria GPR 570/2017, o Comitê Gestor de Segurança da Informação – CGSI, envolvendo vários setores da Casa. O Comitê trabalha com um robusto planejamento e segue um cronograma de ações. Entre seus propósitos, está o incentivo à formação de uma cultura de segurança que, ao mesmo tempo que protege dados, alinha-se à política de transparência requerida de todas as esferas da administração pública brasileira.

    • Publicações17734
    • Seguidores1336
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-realiza-palestra-sobre-seguranca-da-informacao-para-magistrados-e-servidores/513270625

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)