Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJES - Lei municipal de Linhares é declarada inconstitucional

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Lei Complementar 3.047/11 do município de Linhares, que considera regulares todos os estabelecimentos comerciais, industriais e rurais, em relação ao Plano Diretor Urbano e à Lei de Uso e Ocupação do Solo (editadas, respectivamente, em 2005 e 2006), desde que dispondo de respectivos alvarás de localização e funcionamento, foi declarada inconstitucional pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em sua sessão desta quinta-feira (14).

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 0001585-11.2011.8.08.0000 teve como relator o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, cujo voto indicou que a lei apresenta impropriedade técnica e demonstra conflitos de interpretação entre o Plano Diretor Urbano (Lei 2454/2005) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (2.624/2006). O Pleno seguiu o voto do relator à unanimidade.

    A Adin foi requerida pela Prefeitura Municipal contra a Câmara Municipal, que votou e aprovou a Lei complementar 3.047/11. Alegou a municipalidade que as modificações deveriam ter aprovação no conselho do Plano de Diretor Urbano, além de apresentar as alterações para a população através de audiências públicas para que a comunidade pudesse opinar sobre a necessidade da lei, uma vez que já existem outras duas lei municipais que regulamentam o mesmo tema.

    Outra Adin que entrou votação nesta quinta-feira (14) teve como requerida a Câmara Municipal de Alfredo Chaves. O relator do processo nº 0003474-97.2011.8.08.0000, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, proferiu voto em sentido da constitucionalidade da lei municipal 355/11, mas o desembargador Carlos Roberto Mignone pediu vistas dos autos para melhor elucidação dos fatos.

    Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Espírito Santo

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjes-lei-municipal-de-linhares-e-declarada-inconstitucional/3152110

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)