Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJGO entra em uma nova era em comunicação

    há 6 anos

    Investimento em modernização e ineditismo são as marcas desta gestão tecnológica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a fim de melhorar o acesso junto aos sistemas digitais, utilizado já nas esferas administrativa e cível e, iniciado neste ano, para as varas criminais. A linha de atuação seguiu dois vieses: renovação dos equipamentos de informática e melhoria na velocidade de internet, com ampliação de link de dados em até 1.100%.

    Segundo o presidente do TJGO, Gilberto Marques Filho, “o Poder Judiciário investe para fortalecer e revolucionar a comunicação, e esse advento representa um passo importante”. A diretora-geral, Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos, corrobora a opinião: “o TJGO caminha para a modernidade e isso representa uma nova era em comunicação. Nós não apenas criamos as ferramentas do Processo Judicial Digital, mas também estamos oferecendo formas efetivas de acesso”.

    Velocidade e baixo custo

    Para ampliar a velocidade da internet, está sendo realizada a instalação de cabos de fibra óptica a fim de atender todas as comarcas. Até o fim deste ano, 35 unidades judiciárias serão contempladas. Em cidades onde a rede tem, hoje, velocidade de 2 Mega, o número pode chegar a 200 Megas.

    O progresso foi alcançado com pioneirismo: foi realizada uma parceria com o Poder Executivo Estadual, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) para que, juntos, os órgãos formassem um grande polo em potencial de investimento em comunicação para empresas da área, conforme explica a diretora-geral. “Dessa forma, o Edital nº 58/2017, organizado pelo TJGO e contemplando os demais, conseguiu atrair investidores de todo o Brasil, e não apenas locais. Isso significou, também, redução de custo maior do que a estimada”.

    Com a digitalização dos processos cíveis, aumentou a demanda por internet de qualidade, principalmente no interior. Segundo o diretor de informática do TJGO, Luiz Mauro de Pádua Silveira, “serão substituídos os cabos metálicos e antigos de telefonia convencional, que limita o sinal, por novos cabos de fibra óptica”.

    Ainda conforme Luiz Mauro, o TJGO desponta no cenário nacional neste parâmetro. “Em comparação aos demais Tribunais do País, acredito que teremos os melhores links de dados e a melhor velocidade de internet. Representa muito a modernização do Poder Judiciário goiano”, destaca.

    O impacto positivo da internet de alta velocidade e os links serão em várias áreas. Com a tecnologia, as ligações telefônicas convencionais vão ser substituídas pelo sistema VoIP (Voice over Internet Protocol) e as videoconferências se tornarão realidade cotidiana. Hoje, o gasto anual com telefone gira em torno de R$ 2 milhões e a expectativa, já num primeiro momento, é reduzir 40%, para, em seguida, substituir totalmente as ligações antigas pelas digitais.

    “A previsão é diminuir em até 90% os gastos com telefonia e diminuir custos com transferências de presos, que poderão ser ouvidos por videoconferências, o que representa mais segurança com menos deslocamentos. As videoconferências também serão utilizadas em oitivas, ensinos a distância, treinamentos – uma gama enorme de possibilidades”, frisa a diretora-geral.

    A prática de renovação do parque tecnológico também vai influenciar positivamente o trabalho de servidores e, consequentemente, a prestação jurisdicional célere. Com a medida, 25% dos equipamentos de informática, o que representa cerca de 3 mil computadores, serão substituídos por novos modelos ainda antes do fim deste ano, a fim de garantir usabilidade dos sistemas. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)

    • Publicações18748
    • Seguidores496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjgo-entra-em-uma-nova-era-em-comunicacao/654316738

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)