Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJGO manda Estado nomear aprovada em concurso e habilitada em cadastro de reserva

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    À unanimidade de votos, a Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) concedeu segurança a Mariana Taveres Silva Lopes, aprovada em concurso público e habilitada em cadastro de reserva, para que o Estado proceda à sua nomeação e posse no cargo de analista de gestão administrativa/advogado, na Agência Goiana de Comunicação (Agecom).

    Para a relatora do mandado de segurança, desembargadora Amélia Martins de Araújo, o direito de Mariana de ser empossada no cargo é claro, uma vez que foi comprovada, nos autos, a existência da disponibilidade de vagas, e não foi preenchido o número de vagas oferecidas no edital do concurso em que ela foi aprovada.

    A candidata, que ficou em sexto lugar do cadastro de reserva, sustentou que Estado deixou de nomeá-la para o cargo, preterindo-a na ordem classificatória. Segundo ela, isso se deu em razão "de contratações precárias e de servidores em desvio de função, além da desistência de candidatos melhores colocados.

    A ementa recebeu a seguinte redação:

    Mandado de segurança. Concurso público. Preliminar de Ilegitimidade passiva. Afastada. Habilitação em cadastro de Reserva. Abertura de suficientes Novas vagas. Necessidade da Administração comprovada. Direito Subjetivo à nomeação. idade para figurar no polo passivo da demanda o agente ou delegado do poder público que detiver, na ordem hierárquica, poder de decisão e atribuição funcional para a prática, tanto do ato atacado quanto daquele apto a corrigir-lhe, caso a ação ou omissão seja declarada abusiva ou ilegal, que na espécie é o chefe do Poder Executivo Estadual. II - O candidato aprovado em concurso público e habilitado em cadastro de reserva terá direito subjetivo à nomeação se comprovar eficazmente a abertura de novas vagas suficientes até sua posição na lista de espera e a necessidade do serviço público de suprir o deficit no quadro do respectivo cargo. Segurança concedida. Mandado de Segurança nº 348607-28.2012.8.09.0000 (201293486078). (Texto:Lílian de França/Centro de Comunicação Social do TJGO).

    Lílian de França

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjgo-manda-estado-nomear-aprovada-em-concurso-e-habilitada-em-cadastro-de-reserva/100602171

    Informações relacionadas

    Lucio de Medeiros, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Mandado de Segurança em matéria de Concurso Público

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 11 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - MANDADO DE SEGURANCA: MS XXXXX-28.2012.8.09.0000 GOIANIA

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 8 anos

    TJGO - COM VAGA DISPONÍVEL, ESTADO NÃO PODE RECUSAR NOMEAÇÃO DE APROVADO EM CADASTRO DE RESERVA

    Modeloshá 5 anos

    Procuração ad judicia et extra judicia

    Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
    Modeloshá 2 anos

    O que vem depois das contrarrazões: modelo de contrarrazões de apelação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)