Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG confirma caráter propter laborem de prêmio Produtividade

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) julgou procedente ação rescisória nº 1.0000.09.494854-4/000, proposta pelo Estado de Minas Gerais, confirmando que o prêmio de produtividade, previsto o artigo 31 da Constituição Estadual, caracteriza-se como gratificação tipicamente 'propter laborem', ou seja, vantagem precária e eventual que não atinge a todos.

    Acolhendo os argumentos apresentados pelo Procurador do Estado Aloísio Vilaça Constantino, o relator, Desembargador Alberto Vilas Boa, ressaltou que o prêmio depende de metas e requisitos estabelecidos em lei, não se incorporando aos vencimentos do servidor, porquanto somente deve ser percebido enquanto prestado o serviço específico, que reflete a produtividade funcional.

    “E, por se referir a um estímulo à produção, ligado ao desempenho do servidor no cargo, não pode ser estendida aos inativos. - Viola a literalidade da lei o acórdão que, ao descaracterizar o sentido da norma, permite que seja concedido aos inativos a vantagem pecuniária que é transitória, precária e não tem caráter genérico, mas sim específico e cujo pagamento é vinculado ao cumprimento de metas objetivas,” declarou o Desembargador rescindindo acórdão, que indevidamente havia entendido o direito a servidores aposentados.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações262
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-confirma-carater-propter-laborem-de-premio-produtividade/2837587

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)