Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG indefere Ação Civil Pública por ilegitimidade

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJMG extinguiu Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público que buscava obrigar o Estado de Minas Gerais fornecer medicamento imprevisto na listagem do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão acolheu agravo de instrumento nº 1.0701.09.271469-3/001 interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE).

    Representando o Estado, a Procuradora Alana Lucio de Oliveira sustentou que a via eleita seria inadequada, uma vez que existem instrumentos específicos para a defesa de direitos individuais. Também argumentou que o MP só tem legitimidade para propor ação civil pública que objetive o resguardo de direito de idosos, crianças ou adolescentes e, no caso, trata-se de pessoa maior e capaz.

    Acolhendo tese da AGE, o relator, desembargador Silas Vieira, concluiu a inviabilidade da ação civil pública, porquanto se volta, unicamente, ao resguardo de direito individual do paciente, o que, a toda evidência, foge aos limites da atuação do Ministério Público, na via eleita.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-indefere-acao-civil-publica-por-ilegitimidade/2172315

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)