Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG mantém validade de CDA

    Não há que se falar em nulidade da da Certidão de Dívida Ativa, (CDA) por ausência de discriminação na forma do cálculo de juros moratórios, quando os títulos fazem expressa menção a legislação que determina a incidência dos juros. Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve decisão que julgou improcedente exceção de pré-executividade, negando provimento ao agravo de instrumento nº 1.0024.12.245127-1/001.

    O agravante alegava a ausência dos requisitos legais de validade da CDA, ao fundamento de ausência de referência quanto à maneira de calcular os juros de mora, cerceando, por conseguinte, seu direito à ampla defesa. Acolhendo os argumentos apresentados pelo Procurador Wendell de Moura Tonidandel, a relatora, Desembargadora Sandra Fonseca asseverou que do exame do título que embasa o executivo fiscal, constata-se que o documento de fls. 61 faz expressa menção à legislação que determina a incidência dos juros de mora. Assim declarou: “Via de consequência, não há nulidade no título capaz de conspurcar o executivo fiscal, tampouco ilegalidade na forma de cálculo dos juros moratórios aptos a impedir o regular processamento da execução fiscal originária”.

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-mantem-validade-de-cda/121094311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)