Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG reconhece fraude à execução e mantém penhora sobre quatro imóveis

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou provimento ao recurso de apelação nº 1.0040.08.073985-3/001 interposto em embargos de terceiros visando à desconstituição de penhora sobre quatro imóveis na cidade de Araxá, efetivada em execução fiscal movida pelo Estado de Minas Gerais. A suposta compradora alegou boa-fé na aquisição dos imóveis, já que não existiam registros de penhora por ocasião da realização do negócio jurídico.

    Na defesa do Estado de Minas Gerais, a Advocacia-Geral do Estado (AGE), representada pelo procurador Sérgio Duarte O. Castro, alegou a inaplicabilidade da Súmula 375 do STJ às execuções fiscais, comprovando a má-fé da terceira adquirente, principalmente pelo valor irrisório dos bens constante do contrato e incerteza na data da celebração do contrato de compra e venda.

    Concordando com a tese da AGE, o Desembargador Vieira de Brito ressaltou: “Percebe-se, portanto, que quando da realização do registro do instrumento de compra e venda, já existia inscrição de dívida ativa, execução proposta pelo Estado de Minas Gerais, bem como determinação judicial de penhora, estando ciente o alienante, razão pela qual foi reconhecida a fraude e declarada a ineficácia da compra e venda, com a consequente penhora dos imóveis”.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-reconhece-fraude-a-execucao-e-mantem-penhora-sobre-quatro-imoveis/100040214

    Informações relacionadas

    Fonseca Coelho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [MODELO]Modelo de Contestação Trabalhista Contra Espólio Reclamante (Verbas Rescisórias).

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)