Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMS instala a 6ª Vara de Família e Sucessões da Capital nesta terça-feira

    A partir desta terça-feira, dia 1º de agosto, Campo Grande passa a contar com mais uma vara judicial. De acordo com o Provimento nº 395, do Conselho Superior da Magistratura, será instalada no Fórum Heitor Medeiros a 6ª Vara de Família e Sucessões.

    A medida faz parte da repaginação que está sendo feita no setor, na qual as Varas de Família voltaram a competência de tempos atrás e passam a receber também processos de competência das Sucessões. Assim, além da criação da 6ª Vara, a vara especializada de sucessões foi transformada na 5ª Vara de Família e Sucessões.

    Com isso, a configuração antiga, formada por quatro varas de família e uma vara de sucessões passará a vigorar a partir do dia 1º de agosto com a dupla competência num total de seis varas.

    O acervo dos processos da então Vara de Sucessões será dividido equitativamente entre a 5ª e 6ª de Família, de modo que ambas varas tenham uma mesma média de processos sob sua responsabilidade. Já os processos novos relacionados à matéria serão distribuídos por sorteio entre as seis varas de família e sucessões.

    Ainda conforme o provimento, o antigo cartório da Vara de Sucessões passará a atender a demanda da 5ª e 6ª Varas de Família e Sucessões.

    A instalação da 6ª Vara acontecerá às 11 horas desta terça-feira (01), no saguão do 4º andar do Fórum da Capital, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran.

    A recém-criada vara será comandada pela juíza titular da 1ª Vara de Família e Sucessões, Saskia Elisabeth Schwanz, conforme escala de substituição, até que seja promovido um juiz a ocupar o cargo de titular.

    Mudança – O presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, explicou que para as alterações considerou-se a necessidade de atendimento da demanda, em razão do elevado número de processos iniciados mensalmente e de processos em curso perante as varas com essas competências.

    Segundo números da Coordenadoria de Estatística do TJMS, na primeira semana de julho, foram contabilizados na 1ª Vara de Família a tramitação de 4.794 processos; na 2ª Vara de Família havia 5.317, na 3ª Vara de Família, 5.545 e na 4ª Vara de Família, o número chegava a 5.562 processos. Na Vara de Sucessões tramitavam 6.165 feitos. No total, somente nessas cinco varas o número de processos em andamento era de 27.383.

    Assim, como forma de estabelecer uma melhor distribuição processual nestas Varas, propôs-se a fusão da competência. Não se pode esquecer que parcela importante dos procedimentos pertinentes às sucessões foi deferida às serventias extrajudiciais e que o remanejamento de competências proposto tem a finalidade de otimizar a prestação jurisdicional na comarca de Campo Grande, com severa repercussão social, dada a natureza das demandas deduzidas perante as Varas de Família.

    • Publicações14505
    • Seguidores738
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1056
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjms-instala-a-6a-vara-de-familia-e-sucessoes-da-capital-nesta-terca-feira/483114280

    Informações relacionadas

    Os prazos de 5 dias mais importantes no Novo CPC

    Tutela de urgência no Novo CPC: o que é e como funciona

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)