Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMT confirma forma de cobrança do ISSQN das sociedades de advogados

    Publicado por OAB - Mato Grosso
    há 16 anos

    As sociedades constituídas por advogadas de Cuiabá vão continuar recolhendo o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre um valor fixo anual e não sobre suas receitas brutas anuais, conforme havia decidido a Secretaria de Finanças do Município, em 2003. A decisão é da 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ao deferir, nesta segunda-feira, 20, um embargo declaratório da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, que desde 2004 vem tentando através de mandado de segurança impetrado pelos advogados Francisco Anis Faiad, Marcelo Zandonadi e José Guilherme Júnior suspender os efeitos de uma lei municipal complementar nº 105/2003 sancionada em 23/12/2003, que alterou o Código Tributário do Município e estabeleceu novas regras para a cobrança da contribuição das sociedades civis sobre o ISSQN.

    Ao impetrar o mandado de segurança coletivo contra a Prefeitura Municipal de Cuiabá, a OAB argumentou que não houve revogação de dispositivos do Decreto-Lei 406/68, pela Lei Complementar 116/03 em relação as sociedades de advogados. No julgamento do mandado de segurança, com pedido de liminar, em 1ª Entrância, o juiz Márcio Aparecido Guedes, em decisão proferida em 27/02/2007, entendeu que não houve revogação do artigo que prevê que as sociedades civis de profissão regulamentada devem pagar ISSQN sobre um valor fixo, calculado em relação a cada profissional habilitado, sócio, empregado ou não que preste serviço em nome da sociedade.

    Mas a prefeitura recorreu da decisão, que foi reformada em face do voto divergente do desembargador Licínio Carpinelli Stefani. No entanto, a OAB entrou com um embargo de declaração ao Tribunal de Justiça e conquistou importante vitória para as sociedades dos advogados, com a confirmação da forma de tributação do ISSQN (valor fixo anual), conforme decisão da 1ª Turma Cível do TJ. A relatora do processo foi a juíza Juanita Clait Duarte.

    • Publicações7877
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1167
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmt-confirma-forma-de-cobranca-do-issqn-das-sociedades-de-advogados/146822

    Informações relacionadas

    Pedro Militão, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de petição para habilitação nos autos processuais.

    José Nataniel Tavares, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Embargos a Execução

    Notíciashá 6 anos

    OAB Primavera do Leste faz reunião para tratar do fim da isenção do ISSQN à advocacia

    Fabiana Oliveira Barroso, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Tributação do Advogado Autônomo e da Sociedade Unipessoal de Advocacia: Conheça as Alíquotas.

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Veja quais os tributos que os advogados têm que pagar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)