Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJPR - Município de Londrina é condenado a indenizar pessoa que sofreu bloqueio indevido em conta bancária

    Publicado por Nota Dez
    há 11 anos

    O Município de Londrina foi condenado a pagar R$ 1.500,00, a título de indenização por dano moral, a uma pessoa (A.P.S.) que sofreu bloqueio judicial de valores em sua conta bancária por causa de uma execução fiscal. O Município ajuizou equivocadamente a referida ação contra A.P.S., pois este nada devia à Fazenda Pública Municipal de Londrina.

    Essa decisão da 1.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná reformou a sentença do Juízo da 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Londrina que julgou improcedente - por entender que o bloqueio efetuado na conta bancária do autor não passou de mero aborrecimento - o pedido formulado na ação de indenização por danos morais ajuizada por A.P.S. contra o Município de Londrina.

    O relator do recurso de apelação, desembargador Rubens Oliveira Fontoura, consignou em seu voto: [...] podemos concluir que o ato ilícito está caracterizado pelo ajuizamento da execução fiscal contra o Apelante, sendo o dano comprovado pelo bloqueio de valores na conta corrente do Apelante, o que certamente privou o Apelante dos seus afazeres básicos do dia a dia, principalmente levando em consideração sua condição econômica de baixa renda, estando o nexo causal devidamente demonstrado com a juntada das cópias dos autos de execução fiscal.

    Desta forma, o ajuizamento errôneo da execução fiscal com o bloqueio indevido de valores na conta corrente do Apelante é motivo suficiente para condenar o Município de Londrina ao pagamento de indenização por danos morais.

    (Apelação Cível n.º 941659-7)

    Fonte: Tribunal de Justiça do Paraná

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações370
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpr-municipio-de-londrina-e-condenado-a-indenizar-pessoa-que-sofreu-bloqueio-indevido-em-conta-bancaria/100240621

    Informações relacionadas

    Maicon Alves, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Petição informando ao juízo a renúncia ao mandato

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Indenização, Ajuizada em Face da Fazenda Pública Municipal - Câmara Municipal de são Paulo

    Réplica - TJSP - Ação Seguro - Procedimento Comum Cível - contra Associação Global Protect de Proteção Veicular

    Contestação - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível - contra Fazenda Pública do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de São Paulo

    Mariana Oliveira, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Pedido de Justiça Gratuita (para inserir na petição)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)