Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJPR - Município é condenado a pagar indenização a servidor aposentado que não usufruiu licença-prêmio

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    O Município de Andirá foi condenado a pagar a um servidor público aposentado (O.L.)- que não usufruiu da licença especial enquanto estava em atividade - uma indenização pecuniária referente a 6 meses de licença-prêmio por assiduidade.

    Essa decisão da 2.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná que reformou a sentença do Juízo da Vara Cível e Anexos da Comarca de Andirá que julgou improcedente a ação de cobrança de licença-prêmio por assiduidade (não usufruída) ajuizada por O.L. contra o Município de Andirá.

    O relator do recurso de apelação, desembargador Lauro Laertes de Oliveira, consignou em seu voto: Extrai-se do histórico funcional do servidor que o autor não usufruiu de seu direito à licença especial referente ao período aquisitivo de 10 anos do interregno entre 26-10- 1993 a 26-10-2003, assim, inegável a obrigação do Estado em convertê-la em pecúnia, sob pena de indevido locupletamento.

    Nestas condições, dá-se parcial provimento ao recurso para reformar a sentença e conceder ao autor o direito à conversão em indenização pecuniária de apenas 6 (seis) meses de licença prêmio por assiduidade, referente ao decênio de 26-10- 1993 a 26-10-2003, nos termos do § 2º, do artigo 111, da Lei nº 1.170/93 - Estatuto dos Servidores Municipais de Andirá -, o qual determina que a remuneração da licença prêmio será composta do vencimento básico, adicional de tempo de serviço e média aritmética simples das remunerações variáveis (horas extas, adicional de insalubridade, adicional noturno, adicional de periculosidade, e demais vantagens legalmente instituídas), dos últimos doze meses anteriores à aposentadoria.

    (Apelação Cível n.º 943674-2)

    Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpr-municipio-e-condenado-a-pagar-indenizacao-a-servidor-aposentado-que-nao-usufruiu-licenca-premio/100070151

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5348 DF

    João Leandro Longo, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Aposentadoria Especial NCPC

    Eliemerson Langner, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação de Cobrança de Licenças Prêmios Não Gozadas Pelo Servidor Publico Aposentado

    Edinei Ballin, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de peça: Ação de obrigação de fazer cumulada com cobrança de licença prêmio em prol de servidor público (professor) aposentado.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)