Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJRO lança Manual de Adoção Internacional

    há 10 anos

    Na manhã desta terça-feira (10), o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia por meio da corregedoria-geral da Justiça lançou o "Manual de Adoção Internacional", que visa transmitir conhecimentos básicos e práticos sobre adoção internacional, com o objetivo de facilitar pedidos de habilitação para adoção de crianças brasileiras.

    Durante a solenidade, estiveram presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Miguel Monico Neto, os juízes auxiliares da corregedoria, Rinaldo Forti, Guilherme Baldan e Sérgio Willian Domingues Teixeira, o promotor de Justiça, Marcos Valério Tessula de Melo, o defensor público, Jorge Moraes de Paulo, a coordenadora do núcleo psicossocial do 2º Juizado da Infância e da Juventude, Sayonara de Oliveira, a direção do Lar do Bebê e a secretária da CEJA/RO, Jucilene Nogueira Romanini Matttiuzi, responsável pela elaboração do manual.

    O manual, de modo simples, apresenta a sequência de procedimentos a serem observados na conclusão de processos para que pretendentes estrangeiros busquem adotar uma criança brasileira nascida ou residente no Estado de Rondônia. O manual é bilíngue, foi escrito em português e em inglês, e será distribuído aos profissionais da Justiça que atuam na colocação familiar em todas as comarcas do Estado.

    Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Miguel Monico Neto, o Brasil precisa ampliar o máximo possível esse tipo de ação, no sentido de possibilitar que mais crianças sejam adotadas e se tornarem cidadãos com todos os direitos garantidos.

    Manual de Adoção

    Os desenhos utilizados como ilustração do Manual de adoção Internacional foram feitos por crianças acolhidas no "Lar do Bebê", uma unidade que recebe crianças e adolescentes. Naquele momento, acolhia 38 crianças, de recém-nascidos até adolescentes de 14 anos.

    O material será divulgado em todos os órgãos e entidades vocacionadas para a área da criança e do adolescente, nas embaixadas, no Conselho Nacional de Justiça, no Conselho do Ministério Público e também em todos os Tribunais de Justiça do país, contribuindo com que os modelos sejam divulgados para facilitar as pessoas interessadas que procuram a adoção de forma mais rápida.

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjro-lanca-manual-de-adocao-internacional/112214057

    Informações relacionadas

    Albertina Kronemberger, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de destituição de poder familiar cumulada com guarda provisória

    Notíciashá 11 anos

    TJRO confirma direito a licença-maternidade pela adoção de 2 crianças

    Notíciashá 11 anos

    Comissão Judiciária defere habilitação para adoção internacional

    Fabiana Telles David Depiné, Bacharel em Direito
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Inicial de Adoção (criança ou adolescente já destituído ou órfão).

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)