Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP alerta à população sobre novo tipo de golpe

    há 13 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo alerta à população que golpistas estão usando indevidamente seu nome para aplicar golpes. Desta vez, o golpe é uma suposta notificação do Tribunal informando que foi determinado, em decisão de segunda instância, que qualquer cartório deprecado fica autorizado a notificar, intimar, orientar e viabilizar o levantamento de quantia em favor do próprio contribuinte ou beneficiário legal de processo.

    Os falsos processos geralmente se referem a instituições de previdência privada, como Capemi - Caixa de Pecúlios, Gboex, Montepio Mongeral e outras.

    Em golpes anteriores, também alertados pelo TJSP, as fraudes consistiam em correspondências ou e-mails informando a existência de ações indenizatórias em favor de das vítimas e solicitação para que entrassem em contato.

    As vítimas também recebiam uma cópia da falsa decisão, que teria sido encaminhada por uma das Câmaras do TJSP, pela Vara de Falência ou pelo do Setor de Cartas Precatórias. Ao ter conhecimento do golpe, o Tribunal de Justiça iniciou um trabalho de divulgação alertando que o TJSP não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores. Além disso, a população foi orientada para que - antes de ligar para o número informado na falsa mensagem eletrônica ou falso mandado - consulte as unidades judiciárias (cartórios/varas) disponíveis no site do Tribunal de Justiça: www.tjsp.jus.br, no link endereços e telefones.

    Para tentar 'driblar' essa orientação, os golpistas mudaram de tática. Agora, enviam uma notificação do Setor de Precatórios com uma falsa decisão determinando que os cartórios podem sim fazer o contato. No documento, solicitam à vítima que entre em contato por telefone (informam o número) para agendar o comparecimento à audiência e fazer o resgate do valor. O telefone indicado é atendido por um golpista. A notificação também é assinada por um falso funcionário da Justiça e cita um número de um processo inexistente.

    O Tribunal de Justiça recomenda que a população fique atenta a contatos dessa natureza e comunique o fato à polícia.

    Comunicação Social TJSP LV (texto) / Internet (foto ilustrativa) / DS (arte

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3716
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30984
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-alerta-a-populacao-sobre-novo-tipo-de-golpe/2824808

    Informações relacionadas

    Luis Theófilo, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O golpe da falsa publicidade em sites e catálogos

    Brasil e Silveira Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Golpe da dívida esquecida: como reconhecer e evitar sair no prejuízo

    JurisWay
    Notíciashá 13 anos

    TJSP alerta sobre golpes

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 12 anos

    TJSP alerta sobre golpes

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 6 anos

    Tribunal emite novo alerta contra golpe do processo

    27 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Meu nome é Maria Helena do Carmo Costi, advogada inscrita na OAB sob o número 218.313, e estou recebendo diversos contratos de diferente estados, me questionando sobre uma suposta Notificação informando que há valores a receber sendo necessário o pagamento de custas. Isto é um GOLPE, já foi registrado boletim de ocorrência e as Notificações infelizmente permanecem sendo enviadas continuar lendo

    Também recebi notificação com o mesmo número de processo (0146031.20.2015.8.26.0001) e telefones (11) 4171-3869; (11) 4213-3059; (11) 95876-3867 - das 8h00 às 14h00. Consultei o site do TJSP e constatei que não existia esse número de processo. continuar lendo

    Realmente, são criativos na forma mas não no conteudo.
    Seguem com o mesmo numero de processo
    0146031.20.2015.8.26.0001
    Inexistente, claro.
    E contato telefônicos:
    (11) 4171 3869
    (11) 4107 8092.

    no horário padrão de banco 8:30 as 15:00

    Iguaizinhos à turma do celular da cadeia...

    Muda apenas que ao invés de se utilizarem do terror imediato do grito de um pseudo parente "sequestrado" estes se apoiam na ilusão do mapa de um tesouro, de um pote de ouro, claro, falso.

    Incautos ainda tombam... continuar lendo

    Caros colegas, divulguem no Zap também, tem muitas pessoas caindo nas mãos desses vagabundos, Minha sogra acabou de receber uma Notificação Judicial com os mesmos dizeres, é puro golpe, aconselho fazer um BO, cadeia nestes vagabundos. continuar lendo

    acabei de receber do correio esta carta do cartorio de precatorio de são paulo, processo 0146031.20.2015.826.0001, cujo remetente é o mesmo e o endereço é rua maria paula, 123 bela vista. cuidado pessoal continuar lendo