Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP começa a utilizar o "julgamento virtual"

    há 12 anos

    Duas câmaras da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo já estão utilizando o julgamento virtual. O método foi instituído pela Resolução 549/11 e permite o julgamento dos recursos sem a necessidade de realização da sessão o relator do processo encaminha seu voto aos demais componentes da turma por meio do SAJ (Sistema de Automação do Judiciário).

    De novembro do ano passado até a última sexta-feira (24) foram julgados por esse método 305 recursos, com a participação dos desembargadores Celso Pimentel, Cesar Lacerda, Júlio Vidal e Mello Pinto, da 28ª Câmara, e James Siano, Christine Santini e Moreira Viegas, da 5ª Câmara.

    Para a utilização do sistema tanto o magistrado quanto os funcionários do gabinete são treinados e recebem o acompanhamento de uma equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TJSP. Até o momento 68 gabinetes receberam o treinamento.

    No julgamento virtual, os advogados das partes são comunicados sobre a utilização do método e podem se manifestar a respeito, concordando ou não. Caso não haja objeção, o relator insere seu voto no sistema SAJ e faz a liberação para que os demais integrantes da turma julgadora e apenas eles tenham acesso a sua decisão.

    Depois que todos os magistrados deram os seus votos (também no sistema) acompanhando o relator ou divergindo, o acórdão é finalizado e liberado imediatamente para consulta e publicação.

    De acordo com o desembargador James Siano, que utiliza o julgamento virtual, o sistema ainda precisa de pequenos ajustes, mas é muito simples de usar e uma excelente ferramenta para o dia a dia dos magistrados e funcionários. As grandes vantagens são a celeridade, a economia de trabalho e a redução do número de sessões. No início achava que poderia ser complicado escrever o voto diretamente no SAJ, mas depois do treinamento vi que é fácil e não há segredo, comenta.

    Os magistrados interessados em utilizar o sistema podem entrar em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação pelos telefones 3104-4688 ou 3241-5977 ramal 243.

    Comunicação Social TJSP CA (texto) / AC (foto)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3706
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13853
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-comeca-a-utilizar-o-julgamento-virtual/3032512

    Informações relacionadas

    Valter Gonçalves da Silva Filho, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    modelo de oposição ao julgamento virtual pelo Tribunal de justiça

    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Oposição ao julgamento virtual - TJSP

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 12 anos

    Desde 18 de janeiro TJSP disponibiliza pauta e resultado das sessões do Órgão Especial

    Karla Fonseca, Advogado
    Modeloshá 5 meses

    Inventário - Esborço de partilha

    Eliã Viticoski, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    Inventário: é possível conseguir isenção do itcmd?

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Acho excelente a ideia do julgamento virtual e acho que deveria ter como o advogado acompanhá-lo; continuar lendo

    Quanto tempo demora para jugar .julgamento virtual câmara ,prazo 20dias. Já foi vencido o prazo e foi publicado no diário eletrônico. O nome e Débora Cristina Rodrigues. Revisao criminal .crime homicídio . Forun de salto de Pirapora continuar lendo

    É a tecnologia semeando grande avanço pelo interior dos Tribunais,dando agilidade nas prestações jurisdicionais e culminando com excelência o resultado esperado! continuar lendo

    Muito interesante,nos ajuda muito,tira muutas duvidas continuar lendo