Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP é vencedor do ‘IV Prêmio Conciliar é Legal’

    há 8 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo foi o vencedor do VI Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria “Tribunal Estadual”. O projeto premiado foi o “Programa Empresa Amiga da Justiça”, que incentiva a utilização dos métodos adequados de solução de conflito entre clientes e consumidores nas disputas com grandes litigantes, como empresas aéreas e bancos.

    No próximo dia 10, os vencedores de todas as categorias (veja lista ao final do texto) serão homenageados após sessão ordinária do CNJ. 45 práticas foram inscritas, com oito experiências vencedoras. Lançado em 2010 como parte da Semana Nacional de Conciliação, o prêmio tem o objetivo identificar, disseminar e estimular a realização de ações de modernização na área da Justiça, principalmente aquelas que contribuem para pacificação de conflitos, assim como para o aprimoramento do Poder Judiciário.

    Empresa Amiga da Justiça

    Trata-se de uma política pública judiciária orientada a estabelecer uma nova forma de o TJSP se relacionar com as instituições. Tem como foco o estabelecimento de compromissos de redução de ações judiciais novas, por meio de metas construídas de maneira dialogada com as empresas participantes.

    Ao aderir à iniciativa, os parceiros recebem um selo estilizado. Essa certificação pode ser utilizada na divulgação das marcas e na prestação de contas dos gestores públicos. Como o setor produtivo já incorporou novos valores, tais como a responsabilidade ambiental e a proteção das crianças, o objetivo é instituir um novo valor corporativo: a responsabilidade judicial, baseado na opção por não recorrer ao Judiciário.

    Já aderiram ao programa as empresas TAM, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Bradesco, HSBC, Banco Votorantim, Banco Volkswagem, Banco BNP Paribas, Crefisa, Mercado Livre, Grupo Segurador BB e Mapfre, Sabesp, CPFL Energia, Febraban, Secovi-SP, G100, Abrarec, Abrainc e SinusCon-SP.

    Vencedores por categorias

    1ª categoria: Tribunal de Justiça

    Vencedor: TJSP – Programa Empresa Amiga da Justiça

    Menção honrosa: TJDFT – Oficina de Educação Financeira e sessões de Orientação individual do Programa Superendividados

    2ª categoria: Tribunais Regionais do Trabalho (TRT)

    Vencedor: TRT15 – Centro Integrado de Conciliação de 2º grau do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

    Menção honrosa: TRT1 – Conciliação em pautas de Audiência no Outubro Rosa”

    3ª categoria: Tribunais Regionais Federais (TRF)

    Vencedor: TRF2 – Educação para Cidadania nas Comunidades do Rio de Janeiro”

    Menção honrosa: TRF4 – Gabinete de Conciliação da Caixa Econômica Federal junto ao tribunal”

    4ª categoria: Juiz Individual

    Vencedor: juíza substituta do TJDFT Luciana Yuki Fugishita Sorrentino – Projeto de Antecipação do CPC no Cejusc/Brasília

    Menção honrosa: juíza do TRT15 Ana Cláudia Torres Vianna – Mídia e Mediação: Whatsapp como instrumento de diálogo entre litigantes

    5ª categoria: Instrutores de Mediação e Conciliação

    Vencedor: instrutor de mediação do TJDFT Júlio Cesar Rodrigues de Melo – curso em Justiça Restaurativa “O Procedimento da Metodologia Vítima-Ofensor”

    6ª categoria: Ensino superior

    Vencedor: Mediac – Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos, apresentado por Juliana Toledo Rocha e outra

    Menção honrosa: Centro de Mediação Extrajudicial da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora – projeto apresentado pelo professor Fernando Guilhon e outros

    7ª categoria: Usuários

    Vencedor: Brigada Militar do 22 º Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Sul – 1º Núcleo de Conciliação Comunitária/ Nuccon – Lajeado/RS

    Menção honrosa: defensores públicos Arion Escorsin de Godoy e Domingos Barroso da Costa – Projeto Defensoria das Famílias – Caxias do Sul /RS

    8ª categoria: Demandas complexas ou Coletivas

    Vencedor: Conciliação Prévia Continuada Plúrima – TRT2-SP

    Menção honrosa: Desjudicialização da Saúde por meio da Conciliação – Justiça Federal do Amapá, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União

    9ª categoria: Sociedade civil

    Não houve premiados

    10ª categoria: maiores índices de composição na Semana Nacional de Conciliação – 2015

    Justiça Estadual: Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) – Tanto pelo critério absoluto (número de acordos efetuados) como relativo (número de acordos efetuados/população)

    Justiça Federal: Tribunal Regional Federal da 3ª Região (critério absoluto) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (critério relativo)

    Justiça Trabalhista: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – Vencedor em ambos os critérios

    * Com informações do CNJ

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MC (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3701
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-e-vencedor-do-iv-premio-conciliar-e-legal/328566356

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)