Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP inaugura novas instalações do Fórum de Barueri

    há 6 anos

    Barueri, por ora, tem dois prédios do PJ.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, na quarta-feira (13), o segundo prédio da Comarca de Barueri, para abrigar as 1ª e 2ª varas criminais, a Vara da Fazenda Pública e a Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. Esse prédio – que abrigará o Judiciário até que o prédio definitivo fique pronto – localiza-se na Rua Campos Sales, 222 – Centro. A Comarca de Barueri possui 164.143 processos em andamento (dados de outubro/17). Destes, 12.596 são criminais, 105.497 da competência da Vara da Fazenda Pública (sendo 102.734 execuções fiscais) e 6.530 do Juizado Especial. Segundo o IBGE a população da cidade é estimada em 267.534 habitantes.

    O novo prédio possui 3,3 mil m² de área construída e também receberá o setor técnico social e o Serviço Anexo das Fazendas. Para a juíza Anelise Soares, da 5ª Vara Cível, que responde pela diretoria do fórum, o prédio traz “instalações mais adequadas para o atendimento à população, incluindo brinquedoteca para as crianças”. Os juízes responsáveis pelas varas do prédio inaugurado são Cyntia Menezes de Paula Straforini (1ª Criminal), Fabio Calheiros do Nascimento (2ª Criminal), Graciella Lorenzo Salzman (Fazenda Pública) e Telma Berkelmans dos Santos (Juizado Especial Cível e Criminal).

    Na solenidade, depois da execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Guarda Civil Municipal, sob a regência do maestro João Beneti Moni, a magistrada Anelise Soares agradeceu à Presidência do TJSP, os Poderes Executivo e Legislativo locais, seus colegas de magistratura e os servidores de Barueri que tudo fizeram para que a mudança fosse concretizada. “Hoje estamos em local compatível com a necessidade de atendimento ao jurisdicionado.”

    Ao fazer uso da palavra, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, falou do constrangimento que sentia, até então, ao falar sobre as condições do fórum de Barueri. “Assim que assumi a administração, meu primeiro ato foi determinar o início das obras do prédio do fórum.” Explica-se: por ora, e até o edifício que está em construção ser concluído, Barueri terá dois prédios para atender à população. Dentro de aproximadamente mais um ano, todos os setores do Judiciário serão transferidos para o prédio definitivo e que, segundo o prefeito, “será um dos melhores do Brasil”.

    Encerrando a cerimônia, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, elogiou os representantes da municipalidade por colaborarem para que as condições físicas do Judiciário de Barueri ficassem à altura do atendimento que a população merece. Agradeceu ainda os magistrados que ali atuam e os servidores, “sem os quais nada podemos fazer”, completou. Também aproveitou para entregar ao prefeito Furlan o Relatório de Gestão Exercício 2017, documento que contempla todas as ações do Judiciário no ano. Paulo Dimas agradeceu a todos pela cooperação que teve durante a sua gestão à frente do TJSP, com votos para que os festejos de final de ano sejam repletos de saúde, alegria e prosperidade.

    Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara, Sebastião Carlos Nascimento; o coordenador da 4ª Circunscrição Judiciária – Osasco, desembargador James Alberto Siano; o desembargador Alex Tadeu Monteiro Zilenovski; a coordenadora adjunta da Associação Paulista de Magistrados na CJ de Osasco, Leonete Maria da Silva, representando o presidente da Apamagis; o diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária da Capital, juiz Regis de Castilho Barbosa Filho; o promotor de Justiça da Comarca de Barueri, Estevão Luís Lemos Jorge, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o juiz diretor do FR da Lapa, Sulaiman Miguel Neto ; o juiz diretor do fórum de Caieiras, Peter Eckschmiedt; os juízes da Comarca de Baureri Bruno Paes Straforini (1ª Vara Cível), Fabio Calheiros do Nascimento (2ª Criminal), Graciella Lorenzo Salzman (Vara da Fazenda Pública), Lucas Borges Dias (auxiliar), Maria Elizabeth de Oliveira Bortoloto (6ª Cível), Raul de Aguiar Ribeiro Filho (3ª Cível) e Udo Wolff Dick Appolo do Amaral (auxiliar); o presidente da 117ª Subseção da OAB Barueri, Maciel Anesio Titto, representando o presidente da OAB SP; o subdiretor do Arsenal de Guerra de São Paulo, tenente-coronel do Exército, Emerson Fernando Silvestre Dias, representando o diretor; a comandante da 5ª Cia do 20º BPM-M, capitão PM Sandra Aparecida dos Santos; o comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, Marcus Aparecido Guedes Ramos; o presidente da Academia Notarial Brasileira, Ubiratan Guimarães; magistrados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados, secretários do município, civis, militares e servidores da Justiça.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – RS (texto) / RL (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3705
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-inaugura-novas-instalacoes-do-forum-de-barueri/532611066

    Informações relacionadas

    PRESIDENTE DO TRF3 RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA OAB-BARUERI

    OAB - Seccional São Paulo
    Notíciashá 7 anos

    Coordenadoria Regional de Prerrogativas é empossada em Barueri

    OAB - Seccional São Paulo
    Notíciashá 8 anos

    OAB SP realiza 3ª Conferência Regional da Advocacia em Barueri

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Excelente local. A muito tempo ambos os fórum cível e criminal careciam de um local excepcional, totalmente compatível as necessidades judiciais, envolto em magnifica estrutura com local para estacionamento em seus arredores!!! Como advogado faço votos que o trabalhista uma dia saia de Alphaville rumo a mesma localidade, tendo em vista que Alphaville dificulta a chegada dos clientes ao local bem como dos próprios advogados em razão do saturado trânsito local (Rod. Castelo Branco, Av. Rio Negro e Av. Araguaia), além dos elevados valores a serem pagos aos estacionamentos locais. continuar lendo