Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP inaugura retrato do desembargador José Roberto Bedran

    há 11 anos

    O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu hoje (5), solenidade de inauguração do retrato do desembargador José Roberto Bedran, presidente desta Corte no ano de 2011, para integrar a galeria dos presidentes do TJSP. A cerimônia, que contou com as presenças de dezenas de desembargadores, advogados e outras autoridades ligadas ao Poder Judiciário, foi iniciada com o descerramento do retrato, pela esposa de Bedran, Rosely Damianovich.

    O desembargador Hamilton Elliot Akel, falou em nome do Tribunal de Justiça. Ele indagou a razão de ter sido escolhido para representar o Tribunal, duas possibilidades me vieram à mente, primeiro é que todo mundo sabe que eu falo pouco, não costumo me exceder nas minhas manifestações e a segunda, e talvez a mais razoável seria a amizade fraterna que me une ao homenageado.

    Do anuário da Justiça de São Paulo edição de 2012, afirmou Elliot Akel em seu discurso, extraí um trecho que bem revela a sua imagem perante à comunidade jurídica: um raio de luz foi projetado na direção do Palácio da Justiça. O Tribunal ficou mais visível e transparente. O holofote tornou a Corte paulista mais presente na vida da sociedade.

    Ele encerrou agradecendo: obrigado Bedran. Pela seriedade, pela dedicação, pela coerência, pelo brilho, pela humildade e pela amizade. Obrigado por ter existido no Tribunal de Justiça de São Paulo.

    O ex-presidente José Roberto Bedran agradeceu ao presidente Ivan Sartori, ao vice-presidente José Gaspar de Azevedo Franceschini e ao corregedor geral da Justiça, José Renato Nalini, o desembargador Hamilton Elliot Akel e a todas as autoridades presentes. Saudou também a todos os servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, os quais definiu como abnegados trabalhadores e sustentáculo dos serviços públicos forenses.

    Bedran lembrou o dia 3 de março de 2011, quando assumiu a presidência da Corte paulista, são dois motivos de honra e glória em minha simples vida profissional, de quarenta e dois anos de magistratura, dezoito dos quais como integrante deste Tribunal de Justiça. A convocação e agora escolha do meu nome são, sem dúvida, agregadas ao longínquo fato do próprio ingresso na carreira, desde janeiro de 1969, a maior conquista e o mais valioso prêmio que um juiz poderia almejar um dia receber.

    Declarou ser um feliz septuagenário e terminou seu discurso citando memorável página do cancioneiro nacional: eu quero uma casa de campo, onde eu possa plantar meus amigos, meus discos, meus livros, um violão e nada mais... Muito obrigado.

    O presidente Ivan Sartori afirmou que hoje é um dia de grande honra para este Tribunal. Hoje homenageamos o desembargador Bedran, que esteve na presidência do Tribunal após longos anos de carreira à frente da Justiça, com um trabalho exemplar. Sartori destacou Bedran como um homem de uma honradez ímpar, um homem que cumpriu sua missão aqui no Judiciário, ornamentou o Judiciário, honrou esta Casa. Na presidência, sua excelência acabou por suceder alguns problemas de gestões anteriores, que nós vimos que com toda tranquilidade por parte do nosso Bedran para fazer uma transição tranquila, para resolver as coisas de uma forma bastante equilibrada e ponderada, como é de sua personalidade. De modo que nós só temos que agradecer ao desembargador Bedran por ter pertencido ao Judiciário, por ter sido presidente desta Casa. Homenageá-lo com todas as pompas e aí desembargador, saiba que vossa excelência facilitou nosso trabalho, com tudo que vossa excelência fez, assim como também como o nosso querido Sérgio Nigro Conceição também como presidente. Essa cerimônia só nos emociona, só nos engrandece, homenageando o antecessor, encerrou.

    Estiveram presentes à solenidade o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o governador do Estado de São Paulo; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando a defensora Pública Geral do Estado de São Paulo; o desembargador federal Fábio Prieto de Souza, representando o corregedor regional da Justiça Federal da Terceira Região; o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Antonio Cezar Peluso; o ministro Massmi Uyeda, do Superior de Justiça; o desembargador Hamilton Elliot Akel, representando o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP; o ouvidor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desembargador Mohamed Amaro; o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme; o presidente do TJSP no Biênio 2002/2003, desembargador Sergio Augusto Nigro Conceição; os, ex-vice-presidentes do TJSP, desembargadores Caio Eduardo Canguçu de Almeida e José Santana; os ex-corregedores-gerais da Justiça, desembargadores Maurício da Costa Carvalho Vidigal e Ruy Pereira Camilo; o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do TJSP, desembargador Vanderci Álvares; o juiz substituto em 2º grau Hamid Charaf Bdine Júnior, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira; o presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Apamagis e vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Álvaro Augusto dos Passos; o chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça, coronel PM Renato Cerqueira Campos, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção São Paulo, Marcos da Costa; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horário Halfelb Rezend; a procuradora de Justiça e diretora do Departamento de Aposentados da Associação Paulista do Ministério Público, Cyrdemia da Gama Botto, representando o presidente e o decano da Academia Paulista de Letras poeta Paulo Bomfim, desembargadores, juízes, membros do Ministério Pùblico, da Defensoria Pública, advogados, familiares e servidores.

    Comunicação Social TJSP VG (texto) / AC (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    Bedran

    • Publicações15979
    • Seguidores3704
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações600
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-inaugura-retrato-do-desembargador-jose-roberto-bedran/100376991

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 12 anos

    José Roberto Bedran preside última sessão à frente do Órgão Especial

    Notícias do Diário Oficial (09.09)

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Notíciashá 13 anos

    43ª Vara Cível inicia atividades

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)