Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP instala Cejusc de Cubatão

    há 7 anos

    Unidade funcionará nas dependências de Sesi local.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou ontem (25) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cubatão. A unidade funciona na Avenida Comendador Francisco Bernardes, 261, nas dependências do Serviço Social da Indústria (SESI), das 9 às 17 horas. Este é o 194º Centro implantado no Estado, que conta também com mais 33 postos de Cejusc.

    A juíza coordenadora da unidade de Cubatão, Carmen Sílvia Hernández Quintana Kammer de Lima, agradeceu a todos os servidores, conciliadores e colaboradores da sociedade civil que trabalharam para a instalação do local. “Agora a conciliação será ampliada e intensificada”, afirmou. Para a magistrada, a autocomposição das partes contribui com a redução do desgaste emocional dos envolvidos no conflito e, além de “provocar a diminuição do número de processos que chegam às varas, a mediação e conciliação proporcionam o verdadeiro empoderamento da cidadania.”

    O Cejusc foi instalado graças a parceria com o Sesi e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O diretor do Centro de Atividades do Sesi-Cubatão, Alexandre Conte de Oliveira Borrego, destacou que a instituição estabeleceu “parceria pioneira” com o TJSP por entender que a população será beneficiada. “Estamos muito honrados em ter o Cejusc Cubatão em nossas instalações”, afirmou.

    “Temos aqui um espaço da cidadania”, resumiu o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. “Nosso Judiciário está empenhado em estabelecer a ‘Era do Diálogo’. O objetivo de espaços como esse é permitir que as pessoas cheguem, conversem e, principalmente, sejam ouvidas”, explicou o magistrado. Segundo ele, os Cejuscs são locais onde “o cidadão encontra Justiça por meio da solução consensual”. O presidente também destacou o trabalho dos magistrados, servidores e conciliadores, que atuam para tornar a Justiça mais moderna e acessível.

    Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Cubatão, vereador Rodrigo Ramos Soares; os desembargadores Gildo dos Santos e Roberto Maia Filho; o procurador-geral de Cubatão, Rogério Molina de Oliveira, representando o prefeito; o juiz assessor da Presidência chefe do Gabinete Civil, Fernando Figueiredo Bartoletti; o juiz diretor da 7ª Região Administrativa Judiciária – Santos e diretor do fórum de Santos, Joel Birello Mandelli; a juíza diretora do fórum de Cubatão em exercício, Suzana Pereira da Silva; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Público Márcio Kammer de Lima; o promotor de Justiça de Cubatão Rogério Augusto de Almeida Leite, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; a juíza coordenadora da Associação Paulista de Magistrados na Circunscrição de Santos, Renata Sanchez Guidugli Gusmão; os juízes da comarca de Cubatão Luciana Castello Chafick Miguel e Sheyla Romano dos Santos Moura; a promotora de Justiça Larissa Motta Nunes Liger; a conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção São Paulo, Lucimar Vieira de Faro Melo, representando o presidente; o presidente da OAB – Subseção de Cubatão, André Mohamad Izzi; a diretora jurídica do SESI/Senai – São Paulo, Debora Cypriano Botelho; os delegados de polícia de Cubatão Angél Gomes Martinez e Leyner Anache Gomes dos Santos; servidores e conciliadores.

    Cejuscs

    Os Cejuscs atendem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. O cidadão procura a unidade mais próxima e informa sua situação e o interesse em uma tentativa de acordo. Ele já sairá com a data e o horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite.

    No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.

    Cejusc Cubatão

    Endereço: Av. Comendador Francisco Bernardes, 261, nas dependências do Sesi.

    Telefone: (13) 3365-2100

    E-mail: cejusc.cubatao@tjsp.jus.br

    Mais fotos no Flickr

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos) imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3735
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2922
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-instala-cejusc-de-cubatao/451789413

    Informações relacionadas

    Rafael Kolonetz, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo - Ação de Divórcio

    Janaina Garbelotti, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Divórcio Litigioso c/c Guarda, Alimento, Partilha de bens

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Ação de Divórcio Litigioso c/c Partilha de Bens com Pedido de Antecipação de Tutela Provisória de Evidência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)