Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP promove a ‘1ª Semana de Acessibilidade’

    há 5 anos

    Eventos ocorrerão de 2 a 6 de dezembro.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza, de 2 a 6 de dezembro, uma série de eventos voltados ao tema da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. A 1ª Semana de Acessibilidade é uma iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade do TJSP e conta com apoio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS). Para visualizar a programação completa e efetuar sua inscrição para participação presencial ou à distância, clique aqui.

    A Semana começa com a roda de conversa “Histórias Inspiradoras”, no Fórum Joao Mendes Júnior. Compartilharão suas histórias de vida com o público os participantes Adriana Horta de Matos, surda de nascença, professora universitária e consultora em Acessibilidade; Cássio Dutra, pessoa com cadeira de rodas, campeão brasileiro de jiu-jitsu e Crossfit; e Thays Martinez, advogada, cega e ex-servidora do TJSP, que inspirou a criação das leis que garantem o acesso de cão-guia em espaços públicos e privados.

    Na terça-feira (3), o desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro ministrará palestra sobre “Acesso à Justiça e Inclusão – Atividade do Poder Público”. Mathias Coltro, autor de diversas publicações sobre o tema, é coordenador da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) e tem mobilidade reduzida. Além da palestra, o evento conta também com a participação artística da estenotipista do TJSP Angélica Cardoso Gama, que é cega, tecladista e cantora profissional.

    Já na quarta (4) e quinta-feira (5), o hall de entrada do Fórum Criminal da Barra Funda (Complexo Judiciário Ministro Mario Guimarães) e também o hall do Fórum João Mendes serão palcos de apresentações musicais. O servidor Carlos Renato Silva do Reis, que tem deficiência visual e é violonista profissional, protagonizará a apresentação do grupo Renatinho7cordas & Amigos. O Palácio da Justiça também faz parte do circuito de eventos da Semana de Acessibilidade e realizará, também na quinta (5), uma visita monitorada com intérprete de Líbras para crianças e adolescentes com deficiência auditiva.

    O último evento da semana, na sexta-feira (6), será uma palestra com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do estado do Paraná (TRT- PR), Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Marques da Fonseca foi o primeiro desembargador com deficiência visual do Brasil e abordará o tema “O novo paradigma constitucional e legal da cidadania das pessoas com deficiência no Brasil”. Depois, o público assistirá a uma apresentação da Companhia Ballet de Cegos, da Associação Fernanda Bianchinni, com destaque para a servidora do TJSP Marina Alonso Guimarães, bailarina da Companhia. Toda a programação contará com recursos de acessibilidade como estenotipia (legenda ao vivo) e intérpretes de Líbras.

    A juíza Tatiana Magosso, assessora da Presidência e uma das responsáveis pela Comissão de Acessibilidade, destacou que “a expectativa é envolver o maior número de servidores possível nas atividades desta 1ª Semana de Acessibilidade, para disseminarmos a importância da acessibilidade e da inclusão de todos e para todos no Judiciário paulista”.

    Comunicação Social TJSP – TM (texto) / JT (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    • Publicações15979
    • Seguidores3734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-promove-a-1a-semana-de-acessibilidade/785975512

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)