Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Toledo lamenta morte de Ib Gatto Falcão

    O presidente do Poder Legislativo, deputado Fernando Toledo (PSDB) lamentou a morte do médico, professor e literato, Ib Gatto Falcão, 94 anos, ocorrida esta manhã no hospital Arthur Ramos. Toledo avalia o falecimento de Ib Gatto, como uma grande perda para o Estado. "O dr. Ib Gatto foi uma das personalidades mais influentes e marcantes do nosso Estado. Médico, professor de grande destaque, a morte do dr. Ib é lamentável para todos nós" , disse o chefe do Legislativo alagoano.

    Para Fernando Toledo, Ib Gatto Falcão foi um homem à frente de seu tempo, um visionário, um inovador na cultura e na educação de Alagoas. "Ele deixa uma história de dedicação e um grande legado para todos nós.Além de tudo era um homem de conduta ilibada", afirmou o parlamentar, citando como exemplo a criação da Escola de Ciências Médicas de Alagoas, atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Hospital do Câncer, além de ter participado do lançamento da pedra fundamental do Hospital dos Usineiros. Sua última realização foi a restauração da Casa Jorge de Lima, iniciada em 2004 e inaugurada na semana passada.

    Dr. Ib

    Médico, professor e literato, Ib Gatto Falcão presidiu a Academia Alagoana de Letras (AAL) desde 1988, em substituição ao escritor Carlos Moliterno, até 2007 quando precisou sair para cuidar da saúde. Filho de Oscar Marinho Falcão e Eponina Gatto, Ib Gatto Falcão nasceu em Maceió no ano de 1914. Em 1935 ele se forma na Faculdade de Medicina da Bahia. No ano seguinte, inicia carreira de médico no pronto-socorro e de professor no Instituto de Educação e Faculdade de Medicina de Alagoas; assume a cadeira de nº 3 do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em 1949; foi secretário Estadual de Saúde e Assistência Social, em 1961; Secretário Estadual de Planejamento, em 1967; Dirigiu, em 1970, a Escola de Ciências Médicas; presidente da AAL, em 1988.

    Dentre seus grandes feitos consta ainda inauguração da Biblioteca Governador Lamenha Filho, no ano de 2000; promove, em 2001, o curso de especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Academia Alagoana de Letras; em 2004, dá inícioao projeto de restauração da Casa Jorge de Lima; Se afasta da presidência da Academia Alagoana de Letras, em 2007, para cuidar da saúde.

    • Publicações747
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações167
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/toledo-lamenta-morte-de-ib-gatto-falcao/452450

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)