Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadores e especialistas debatem perícia médica e reabilitação profissional

    Os critérios utilizados na perícia médica da Previdência Social para a concessão de benefícios, especialmente nos casos de acidente ou doença de trabalho, mobilizaram os debates no seminário Diálogo Social Previdência e Saúde do Trabalhador, realizado ontem (27), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, em Nazaré. Uma iniciativa do Forumat Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho, o encontro reuniu representantes de órgãos públicos do mundo do trabalho, acadêmicos, médicos, sindicalistas e trabalhadores de diversos setores. Foi organizado em parceria Ministério Público da Trabalho MPT, Gerência Executiva do INSS em Salvador, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Fetim/BA, Fundacentro, Cesat e sindicatos Sintracom, Sinposba e Sindivigilantes.

    Dividido em dois painéis Saúde do Trabalhador e Ética Médica e Políticas Públicas de Reabilitação Profissional -, o seminário foi coordenado pelas procuradoras do MPT Maria Lúcia de Sá Vieira, que preside o Forumat, e Séfora Cerqueira Char. Como palestrantes os médicos Fernando Vasconcelos Silva Neto, da Gerência Executiva do INSS em Salvador; Ronaldo Ribeiro Jacobina, professor da UFBA e doutor em Ciências Sociais; Raimundo Pinheiro, conselheiro do Cremeb, e Henrique José Oliveira Filho, perito médico do INSS. Também a especialista Mônica Angelim de Lima, doutora em Saúde Pública e professora da Faculdade de Medicina da UFBA; o especialista em gestão de pessoas e psicodramista socioeducativo Raul Mascarenhas, da Fundacentro, e a coordenadora da Unidade de Reabilitação Profissional do INSS em Salvador, Ângela Conceição Andrade Dias.

    O secretário de Saúde da Fetim/Bahia (Federação de Trabalhadores Metalúrgicos), Francisco José Souza e Silva, representou a voz dos trabalhadores na mesa diretora. Entre as provocações apresentadas aos painelistas, o líder sindical expôs o saldo de perícias após a instalação do programa Copes Cobertura Previdenciária Estimada (antes Data Certa). Sob alegação de reduzir filas, suprimir fraudes e diminuir gastos, o Copes baixou o número de perícias quase à metade, de agosto de 2005 (931 mil) a janeiro de 2010 (510 mil). Eliminou 305 mil auxílios doença considerados indevidos. Sucesso para o INSS e desastre para os trabalhadores, instigou.

    Na esteira dos debates polêmicos, a professora Mônica Angelim foi aplaudida quando alertou para a necessidade de as empresas investirem mais no ambiente de trabalho saudável e na recuperação dos empregados que perderam a capacidade laboral. É preciso gastar dinheiro na reabilitação do trabalhador. Ele adoeceu porque gerou lucro para a empresa, alertou a doutora em Saúde Pública. Também a coordenadora de Reabilitação do INSS, Ângela Dias, acrescentou experiência ao debate ao defender a necessidade de a perícia encaminhar mais precocemente o trabalhador segurado à reabilitação, aumentando as chances de melhor retorno ao processo produtivo.

    FORUMAT ( www.forumat-ba.org ) - Instância que visa à melhoria do meio ambiente do trabalho, segurança e saúde dos trabalhadores, preservando um ambiente ecologicamente equilibrado. O fórum é presidido pelo MPT/BA, sob responsabilidade da procuradora Maria Lúcia de Sá Vieira, e congrega instituições públicas e não-governamentais, atualmente com 25 representantes no Conselho Deliberativo.

    Fatores de exclusão social, os acidentes e doenças do trabalho poderiam ser evitados com a adoção de uma conduta adequada, com antecedência e responsabilidade. Práticas de prevenção, que deveriam ser aplicadas sistematicamente, por empregadores, trabalhadores e governos. Um meio ambiente do trabalho saudável e seguro, direito fundamental do trabalhador, pode evitar mortes, invalidez parcial ou permanente, além de aposentadorias precoces.

    Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho na Bahia

    Olenka Machado. Registro MTE 17.216/RJ

    Lucas Rocha (estagiário)

    ASCOM: 71. 3324-3460 ascom@prt5.mpt.gov.br

    Visite nossa página: www.prt5.mpt.gov.br

    http://twitter.com/mptbahia

    • Publicações1224
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadores-e-especialistas-debatem-pericia-medica-e-reabilitacao-profissional/2442295

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)