Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalho de parlamentar conquista reintegração da APAE de Martinópolis ao convênio com o SUS

    A APAE de Martinópolis realiza atendimento a 107 pacientes distribuídos entre o município, sua zona rural e seus distritos, os municípios de Indiana (15) e Caiabu (5). É especializada em Síndrome de Down, Encefalopatia crônica não progressiva, Deficência intelectual, Deficiência auditiva, Síndrome de West, Síndrome de Angelmann, Síndrome do X-frágil, Autista, Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, Hidrocefalia e demais transtornos não diagnosticados, Lisencefalia, Microcefalia, Deficiências Múltiplas, Síndrome Sotto e Síndrome Alcoolismo Fetal. Esses procedimentos não constam na Programação Pactuada e Integrada do município, sendo assim, além dos seus alunos e devido à carência do município a APAE passou a assistir pessoas fora de seu âmbito escolar. Atualmente representa a única oportunidade de acesso a serviços especializados, por ser a única instituição no município que presta serviços voltados às pessoas com as deficiências descritas e gratuitamente. Para realizar estes atendimentos conta com uma equipe formada por 1 psiquiatra, 1 pediatra, 1 neurologista, 3 psicólogas, 1 terapeuta ocupacional, 3 fisioterapeutas, 1 assistente social e 2 fonoaudiólogas. Esses atendimentos são subsidiados pelo SUS, através do convênio firmado pela Portaria nº 1635 de 2002, mas a APAE teve seu repasse financeiro suspenso por não se enquadrar na série histórica de atendimento, que considerou de abril a julho de 2008, para os cálculos financeiros e, nesse período, a APAE de Martinópolis não realizava esses atendimentos. O deputado estadual Ed Thomas (PSB) foi procurado pela entidade que necessitava de auxílio técnico na elaboração do processo de reintegração ao convênio, para que pudesse voltar a receber. O deputado disponibilizou sua assessoria técnica que ajudou a elaborar todo processo e deu total apoio em seu acompanhamento. Com isso, a APAE foi reintegrada ao convênio e os atendimentos continuarão a ser realizados, o que deixou o deputado satisfeito e muito feliz com essa conquista. "Trata-se de uma causa tão especial e importante de uma entidade de nossa região. E como idealizador da Frente Parlamentar em Defesa das APAEs, tenho promovido ações no sentido de que estas entidades tenham realmente suas aspirações concretizadas, seja através da liberação de recursos ou soluções de situações até então tidas como insolúveis", ressalta o deputado.

    edthomas@al.sp.gov.br

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-de-parlamentar-conquista-reintegracao-da-apae-de-martinopolis-ao-convenio-com-o-sus/2074067

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)