Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalho prestado ao arrendante descaracteriza contrato de arrendamento

    Se o arrendatário, apesar de usar o imóvel rural, que é destinado à exploração de uma carvoaria, na realidade, presta serviços de forma pessoal, subordinada, onerosa e não eventual ao arrendante, a relação é de emprego, e não de arrendamento. A forma contratual utilizada teve como objetivo apenas fraudar a aplicação das normas celetistas. Esse foi o fundamento adotado pela 8ª Turma do TRT-MG, para modificar a decisão de 1º Grau e declarar a existência de vínculo empregatício entre as partes.

    O espólio reclamado negou que o reclamante fosse empregado, mas admitiu que houve um contrato de arrendamento entre ele e o falecido proprietário da carvoaria, através do qual ficou acertado que o autor administraria o serviço de produção e venda de carvão e repassaria parte dos rendimentos ao arrendante.

    A relatora, juíza convocada Mônica Sette Lopes, esclareceu que o arrendamento rural é um tipo de contrato agrário, previsto no Decreto nº 56.566/66, em que uma pessoa cede à outra o uso de imóvel rural para exercer atividade de exploração, mediante aluguel. Ao analisar a prova, ela frisou que não é possível concluir que o reclamante utilizasse o imóvel como se fosse dele - e assim deveria ser, se se tratasse de arrendamento. Ao contrário, ficou claro que o autor não era reconhecido no local como dono ou administrador do negócio e que era subordinado ao proprietário falecido, que comparecia no local de 15 em 15 dias. O seu trabalho destinava-se a interesse de terceiro. A própria defesa reforçou essa constatação, quando foi afirmado que o reclamante exercia a administração da carvoaria do reclamado.

    Além disso, o contrato de arrendamento não foi anexado no processo, o que levou a relatora a presumir a inexistência de um documento escrito, prevendo condições e delimitação do espaço alugado ao autor. "Sendo assim, não há demonstração de que havia uma relação de arredamento entre as partes, em que o arrendador cede o uso e gozo do imóvel rural, com objetivo de exploração da carvoaria. Ao contrário, a certeza que se extrai é a de que havia uma dissimulação, com o objetivo de encobrir o vínculo de emprego" - finalizou, no que foi acompanhada pela Turma julgadora.

    ( nº 01254-2006-071-03-00-0 )

    • Publicações8632
    • Seguidores631525
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2019
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalho-prestado-ao-arrendante-descaracteriza-contrato-de-arrendamento/1230548

    Informações relacionadas

    Soraia Ometto Advocacia, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Requisitos para a caracterização do vínculo de emprego

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 8 meses

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-20.2022.8.13.0145

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Procuração Específica

    JT descaracteriza contrato de arrendamento e reconhece vínculo de emprego

    Direito Doméstico
    Notíciashá 14 anos

    Caseiro que exerce atividade produtiva em sítio familiar é empregado doméstico?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)