Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Traficante Marcinho VP continua em solitária, sem direito a banho de sol

    há 10 anos

    Em decisões monocráticas, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, indeferiu pedidos de liminar em habeas corpus impetrados em favor de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Iram Barbosa da Silva.

    O traficante Márcio Nepomuceno recorreu ao STJ contra denegação de liminar que o manteve em isolamento celular (separação do condenado de outras pessoas, em cela solitária, sem direito a banho de sol) no presídio de segurança máxima de Catanduvas (PR).

    Iram Barbosa da Silva, acusado de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC), requereu, liminarmente, seu retorno ao regime semiaberto, com a suspensão da eficácia da decisão proferida pelo juízo de execuções. Ele está preso no presidio de Presidente Venceslau (SP).

    O entendimento do ministro foi o mesmo em ambos os casos. De acordo com a nova orientação do STJ, não são mais cabíveis habeas corpus utilizados como substitutivos de recursos ordinários e de outros recursos no processo penal.

    O presidente reiterou a inadequação da via eleita e a inexistência de flagrante ilegalidade capaz de justificar a concessão dos pedidos. Ressalvadas hipóteses excepcionais, descabe o instrumento heróico em situação como a presente, sob pena de ensejar supressão de instância, afirmou o ministro.

    Ao indeferir as liminares, Felix Fischer ressaltou que as questões deverão ser apreciadas pelos respectivos ministros relatores dos habeas corpus, Marilza Maynard (desembargadora convocada) e Maria Thereza de Assis Moura, ambas da Sexta Turma, após o fim das férias forenses.

    • Publicações19150
    • Seguidores13374
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5485
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/traficante-marcinho-vp-continua-em-solitaria-sem-direito-a-banho-de-sol/112351751

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Marcinho VP pede trancamento da ação penal que o condenou a 36 anos

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 12 anos

    PRR1: Marcinho VP tem pedido de transferência para penitenciária estadual negado

    Marcinho VP é condenado novamente a 36 anos de prisão por morte de rivais

    Ylena Luna, Administrador
    Notíciashá 8 anos

    Marcelo Odebrecht é condenado a 19 anos e 4 meses de prisão na Lava Jato

    Carlos Alberto Gonçalves Junior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Tempo máximo de prisão no Brasil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)