Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Transferência direta de alunos da Facete para outra faculdade é inviável, diz MEC

    há 13 anos

    A transferência direta de alunos da Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) para instituição de ensino superior legalizada é, a princípio, inviável, informou o Ministério da Educação (MEC). A legislação prevê que só os alunos, de maneira individual, são autorizados a pedir essa transferência e só podem ser aceitos em nova instituição de ensino caso sejam aprovados em avaliação de banca examinadora especial.

    As informações foram encaminhadas pelo MEC ao Ministério Público Federal (MPF) depois que o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará encaminhou à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão questionamento sobre a possibilidade de transferência em bloco dos alunos da Facete para outra faculdade. Desde fevereiro deste ano a

    Facete está proibida pela Justiça de promover atividades acadêmicas e matrículas nos cursos de graduação e de pós-graduação que oferece sem autorização do MEC.

    “A legislação permite apenas que a instituição de educação superior, no caso, possa abreviar a duração do curso para aquele aluno regularmente matriculado que venha a demonstrar extraordinário aproveitamento nos estudos, comprovado por meio de avaliações aplicados por banca examinadora especial”, informou a secretaria de regulação e supervisão da educação superior, do MEC.

    A partir dessas informações, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, enviou documento à Justiça Federal solicitando que a Facete seja novamente obrigada a prestar esclarecimentos sobre denúncias de que a empresa estaria descumprindo a decisão judicial que a impede de promover cursos de graduação e de pós-graduação.

    Mansur Silva também pediu à Justiça que obrigue a Facete a manter cópia da decisão judicial na área inicial de sua página na internet. Na ação do caso, além de pedir a suspensão dos cursos irregulares, o MPF solicitou à Justiça que a Facete fosse obrigada a indenizar os alunos prejudicados. Sobre esse pedido ainda não há decisão judicial.

    Íntegra da resposta do MEC ao MPF

    Íntegra das informações enviadas pelo MPF à Justiça

    Ministério Público Federal no Pará

    Assessoria de Comunicação

    Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177

    E-mail: ascom@prpa.mpf.gov.br

    Twitter: http://twitter.com/MPF_PA

    • Publicações1256
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações207
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transferencia-direta-de-alunos-da-facete-para-outra-faculdade-e-inviavel-diz-mec/2964280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)