Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Transição é preparada com planejamento no Tribunal de Justiça de Rondônia

    Antes mesmo da posse do presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, a instituição se prepara para a transição, com organização e planejamento, para que o início da nova Administração dê continuidade ao trabalho, tendo como norte o Plano Estratégico (2010-2018) e antecipando muitas ações. Nesta sexta-feira, 25, a Secretaria Judiciária (SJ) encerrou a rodada de reuniões com a apresentação dos Departamentos e outros setores que compõem a SJ, responsável por toda área fim (judicial) no âmbito do 2º grau de jurisdição da Justiça Estadual.

    O objetivo dos encontros é fazer com que quem chegue, não necessite ainda de mais tempo para se inteirar de como funciona detalhadamente cada setor. Dessa forma, o início do exercício é também o começo efetivo do trabalho. Essa possibilidade de antecipar ações, por meio da interação entre os setores e a Administração, confere ao processo transição no Judiciário um caráter republicano por excelência, a medida em que despersonaliza a mudança, colocando em primeiro plano a instituição, suas atribuições, metas e planos futuros. No TJRO, esse modelo planejado e ordenado de passagem de comando é regulado pela Instrução 012/2011 .

    Para o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, eleito para o biênio 2012-2013, os diversos setores que compõem o TJRO se agrupam como engrenagens, como se fossem uma grande máquina. Conhecer de modo aprofundado cada uma dessas partes, é essencial para a Administração. Isso gera um círculo virtuoso, e, em sintonia com a estratégia da instituição, é possível aos magistrados e servidores uma atuação mais profícua, tanto no 1º grau (juízes) quanto no âmbito do 2º grau de jurisdição (TJ).

    O presidente eleito do TJRO busca mais afinidade entre os setores, as comarcas e, principalmente, entre as pessoas. Esforço que proporciona a uns conhecerem os trabalhos dos outros, gerando um olhar diferente, solidário, em busca de solucionar as deficiências e executar os projetos designados pela Administração. Além desse envolvimento, o desembargador pontua o desenvolvimento das competências e habilidades dos servidores, por meio da constante capacitação. Prioridade também para a conclusão das obras em andamento e novos projetos.

    Com a proposta de tirar do papel as ações e evitar o formalismo exagerado na condução do Tribunal, o presidente eleito defendeu que cada setor tenha autonomia para resolver suas pendências, de acordo com as instruções normativas do TJRO e sob a lei. Segundo ele, as responsabilidades de cada um serão cobradas, mas é inegável a dedicação e o empenho com que servidores e magistrados conduzem a prestação jurisdicional, mesmo com imensas dificuldades, como o número reduzido de servidores, necessidade de mais instalações físicas para atender à crescente demanda ou mesmo deficit em relação à capacitação das pessoas.

    Também participaram das reuniões os dois juízes que ocuparão os cargos de auxiliares da Presidência, Úrsula Gonçalves Theodoro e Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa. Nos encontros, foram apresentados planilhas, organogramas e gráficos para demonstrar à nova cúpula as atribuições de cada setor, os produtos resultantes do trabalho da equipe, as dificuldades enfrentadas e os projetos, em andamento e futuros.

    Nova cúpula

    A posse da nova cúpula diretiva do TJRO será no dia 16 de dezembro, na sede Judiciário, em Porto Velho. Além de Roosevelt Queiroz, os desembargadores Miguel Monico Neto (corregedor-geral eleito), Raduan Miguel Filho (vice-presidente eleito) e Walter Waltenberg Silva Junior (diretor eleito da Escola da Magistratura) também tomam posse. O exercício do cargo, no entanto, terá início no dia 1º de janeiro de 2012. A sessão solene será conduzida pelo atual presidente, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes.

    Fonte: TJ/RO

    • Publicações1253
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transicao-e-preparada-com-planejamento-no-tribunal-de-justica-de-rondonia/2942031

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)