Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Trânsito em julgado de condenação de advogado por assédio sexual contra estagiária

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    Repercutiu no TJRS o registro, no Espaço Vital de terça-feira (6) sobre “O Armário da Corte” que abrigava, plácido, havia 78 dias de inércia, uma ação penal já decidida com a condenação de um advogado, por assédio sexual habitual sobre uma estagiária de 16 anos de idade.

    Um dia depois da publicação aqui, foi afinal certificado o trânsito em julgado e o processo voltou a andar.

    A pena do advogado e também agora ex-conselheiro tutelar Sérgio Luiz de Souza Pegoraro, 60 de idade, é de um ano e quatro meses de detenção, em regime inicial aberto, substituída por duas restritivas de direitos: “prestação de serviços à comunidade, conforme suas aptidões, à razão de uma hora de tarefa por dia de condenação - são 485 - e prestação pecuniária de um salário mínimo”.

    A relatora Bernadete Coutinho Friedrich salientou no acórdão que “a circunstância de o processo tramitar em segredo de justiça não tem o alcance de determinar a abreviação do nome do réu, porquanto a medida visa proteger a intimidade da vítima, e não do acusado”.

    O julgado é minucioso. Os fatos ilícitos ocorreram entre os dias 19 de junho de 2013 e 16 de maio de 2014, no interior da sede do Conselho Tutelar da 3ª Microrregião, na Rua São Felipe nº 140, na Vila Bom Jesus, em Porto Alegre.

    A ação penal – que agora entra em fase de execução do cumprimento da pena - tramita desde 26 de janeiro de 2016. O julgamento da apelação ocorreu em 12 de dezembro de 2017 – uma prova de que, com exação dos operadores jurídicos envolvidos ativamente – e havendo fiscalização, inclusive da imprensa – pode ser evitada a ocorrência da prescrição.

    A sociedade espera que seja impedida a aproximação de Madame Tartaruga nas próximas etapas processuais. A expectativa envolve também a eficiente atuação da OAB-RS, no campo da ética e da disciplina. (Proc. nº 70072719974).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transito-em-julgado-de-condenacao-de-advogado-por-assedio-sexual-contra-estagiaria/553699743

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)