Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-AC decreta primeira perda de cargo de vereador por infidelidade partidária

    há 16 anos

    Na sessão Plenária realizada nesta segunda-feira (19), às 15h, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) decretou a perda de cargo de vereador por infidelidade partidária. A relatora do processo, juíza Denise Bonfim, acolhendo pedido do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), votou pela cassação do vereador Joaquim de Souza Lima, do município de Rodrigues Alves, e foi acompanhada pelos demais membros à unanimidade.

    Conforme julgamento, o vereador, eleito pelo PMDB em 2004, deixou o partido em 19 de setembro de 2007 e filiou-se ao Partido Progressista (PP) em 2 de outubro de 2007, sem motivo que justificasse a sua saída. O TRE-AC recebeu 55 pedidos de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária. Desses pedidos, 49 foram ajuizados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Com este julgamento, já foram apreciados 53 processos. Porém, somente neste julgamento houve a apreciação do mérito, com a conseqüente decretação da perda de cargo eletivo.

    E assim, em relação a infidelidade partidária, restam apenas 2 processos para serem julgados pela Corte Eleitoral. Os processos foram ajuizados em razão do que consta da Resolução nº 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata do processo de perda de cargo eletivo e da justificação de desfiliação partidária.

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-ac-decreta-primeira-perda-de-cargo-de-vereador-por-infidelidade-partidaria/11165

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)