Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-RN discute plano estratégico para 2016 a 2020

    Na tarde dessa quarta-feira (4), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral/COJE foi realizado evento de apresentação do Plano Estratégico da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte (PEJERN) para o quinquênio 2016-2020.

    Magistrados e servidores do TRE/RN e zonas eleitorais da Capital foram recebidos pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Zeneide Bezerra. Em sua fala a presidente afirmou que a execução do plano estratégico é essencial para “dar serenidade aos andamentos na área jurisdicional e fazer com que o TRE seja visto como uma instituição aberta à sociedade, na área social”.

    Esses dois elementos também foram destacados na exposição do PEJERN 2016-2020 pelo assessor de planejamento e gestão estratégica, Iaperi Árbocz. Ao apresentar o referencial estratégico e as diretrizes institucionais do plano ele destacou que “o Tribunal tem dois objetivos estratégicos nesse novo ciclo: garantir qualidade e acessibilidade dos nossos serviços e contribuir para educação política do eleitor”.

    Em seguida aconteceu a palestra “A importância do planejamento estratégico para o aprimoramento do Poder Judiciário”, ministrada por Ivan Gomes Bonifácio, secretário de estratégia e governança do Conselho da Justiça Federal (CJF). O secretário apresentou o conceito de governança nas instituições públicas, que consiste na capacidade dos órgãos tornarem efetivas as decisões e políticas públicas.

    Para que exista governança nos órgãos do setor judiciário, Bonifácio acredita ser necessária uma transformação organizacional a partir de uma análise crítica do cenário atual. Assim o palestrante apresentou o panorama da Justiça Brasileira, da Justiça Eleitoral e, mais especificamente, do TRE, discutindo aspectos como tempo e custos do julgamento dos processos e credibilidade perante a sociedade.

    O evento, promovido pela Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (ASPLAN), teve como objetivo a conscientização dos servidores de que a efetividade do plano estratégico depende da participação de cada um na execução daquilo que foi planejado. Segundo Yvette Maia, Secretária de Administração e Orçamento, o momento foi importante para “enfatizar a necessidade de integração das ações de todos os servidores entre si e do alinhamento dessas ações com o planejamento da instituição”.

    Para a secretária o evento trouxe para os servidores uma visão macro de como o Tribunal pretende caminhar nesse período de2016 a2020, com todos os seus objetivos muito bem detalhados nas suas atividades estratégicas. “Os servidores que vieram serão multiplicadores, repassando para os demais a importância do plano estratégico e da ação conjunta de todos que fazem o Tribunal”, completou.

    A partir das 15h, os titulares de cargos comissionados (CJs) participaram da mesa redonda “Execução da Estratégia e Governança”, coordenada por Ivan Bonifácio, onde foram abordados os seguintes temas: os gestores na execução da estratégia; a mudança do papel do gestor; sistema de governança (componentes e estrutura); necessidade de uma governança estruturada (os diversos comitês); a comunicação da estratégia através do sistema de governança.

    • Publicações3199
    • Seguidores284358
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-rn-discute-plano-estrategico-para-2016-a-2020/251836733

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)