Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-RS e ARI premiam melhores reportagens do RS na área eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral gaúcho, em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), realizou, nesta quinta-feira (17), a cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no plenário do Tribunal.

    A jornalista Juliana Bublitz foi a vencedora do primeiro lugar com a reportagem "Um voto maduro: Um eleitor mais velho e mais criterioso", publicada no jornal Zero Hora. O segundo lugar foi para Michele de Carvalho, do jornal Diário Popular, de Pelotas, com a reportagem "Eleição 2016 sob suspeita de fraude" - os jornalistas Roberto Giovanaz e Rafaela Azevedo também foram agraciados, como coautores. Catharina Signorini, do Jornal do Comércio, ficou com o terceiro lugar, pela reportagem "Novas regras eleitorais", produzida para o caderno especial Jornal da Lei, encartado na publicação.

    Na categoria Destaque Acadêmico, a vencedora foi a estudante de jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Fernanda Janaína Alves, com a "Cobertura em tempo real do segundo turno das Eleições Municipais de 2016". O trabalho teve 19 coautores, também premiados.

    O presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Marchionatti, ressaltou o pioneirismo desta premiação em todo o País e afirmou a importância da contribuição da imprensa nas eleições. "Este prêmio traz consigo esse reconhecimento", afirma o presidente. O Tribunal também homenageou os jornalistas Joabel Pereira e Renato Sagrera por suas contribuições à Justiça Eleitoral gaúcha como assessores de Comunicação Social da instituição.

    O Prêmio teve 82 reportagens inscritas, a respeito dos temas: Eleições; Justiça Eleitoral, Cidadania e Democracia; e Política e Reforma Eleitoral. Entre os dez finalistas, estavam jornalistas dos veículos TV Band, Diário Popular, Jornal do Comércio, Zero Hora e Pioneiro. Para o Destaque Acadêmico, foram finalistas trabalhos de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da ULBRA.

    Em 2019, TRE-RS e ARI pretendem realizar uma segunda edição da premiação, com reportagens produzidas no período das Eleições 2018.

    +Galeria de fotos

    Texto: Diandra Tavares
    Fotos: Raquel Oliveira
    Revisão: Jônatas da Costa
    ASCOM/TRE-RS

    • Publicações2011
    • Seguidores284479
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-rs-e-ari-premiam-melhores-reportagens-do-rs-na-area-eleitoral/579815577

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)