Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-TO cumpre 100% da Meta 3/2016 do CNJ sobre julgamento de ações sobre diplomação e/ou perda do mandato eletivo

    O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins comemora o cumprimento de mais uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a Justiça Eleitoral. No ano de 2016, o TRE-TO cumpriu 100% da Meta 3/2016, a saber: Identificar e julgar com prioridade as ações que possam importar a não diplomação ou a perda de mando eletivo.

    Para atingir a meta o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins adotou algumas ações estratégicas que foram percebidas ao fim do ano de 2016 e que resultaram na excelente estatística, reflexo do trabalho e comprometimento dos juízes eleitorais e servidores desta especializada.

    A identificação das ações que poderiam importar a não diplomação ou perda de mandato eletivo foi realizada por meio de análise constante da taxa de congestionamento e estoque processual pela equipe da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (SJI), no âmbito do Tribunal, e pela Corregedoria, nos processos ajuizados nas zonas eleitorais.

    Um importante passo para atingir a meta nas zonas eleitorais foi a expedição, pela Corregedoria Regional Eleitoral, do Provimento nº 3/2016, determinando aos juízes eleitorais priorizar as ações que possam resultar em perda de mandato eletivo, como as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).

    Outra ação importante foi a inclusão no Planejamento Estratégico 2015/2020 de dois indicadores: 1º - Julgar as ações que possam importar a cassação no prazo máximo de 6 meses; 2º - Julgar os Recursos desses processos em 4 meses. As ações foram cumpridas integralmente.

    Para proporcionar a publicidade das ações no 1º e 2º grau, a Justiça Eleitoral disponibilizou o Portal da Transparência, no site do Regional. A ação permitiu o acompanhamento, em tempo real, dos julgamentos nas 35 Zonas Eleitorais e em grau de recurso para julgamento no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.

    Estatística 1º grau

    Em 2016, o Portal da Transparência do TRE-TO identificou no 1º grau 63 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE); 37 Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e 88 Representações.

    Estatística 2º grau

    No 2º grau foram identificadas: 4 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE); 2 Representações e 12 Recursos Eleitorais.

    Lília Mara - ASCOM

    • Publicações3439
    • Seguidores284281
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-to-cumpre-100-da-meta-3-2016-do-cnj-sobre-julgamento-de-acoes-sobre-diplomacao-e-ou-perda-do-mandato-eletivo/454574534

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)