Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Três projetos do TJ são aprovados na Assembleia Legislativa

    Publicado por OAB - Paraná
    há 12 anos

    Em sessão plenária ocorrida na quarta-feira (12), os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná, aprovaram, já em segunda discussão, três projetos de autoria do Tribunal de Justiça (TJ-PR), conforme notícia divulgada pelo TJ. As propostas visam à criação de Varas em cinco comarcas do Estado. O primeiro projeto, de nº 429/12, cria a 2ª Vara Cível da comarca de Bandeirantes, de entrância intermediária. Assim, o Foro Judicial da comarca contará com duas Varas Cíveis e uma Vara Criminal, da Infância e da Juventude e atenderá uma população aproximada de 32 mil habitantes e mais de 16.500 processos em andamento.

    O segundo, nº 430/12, cria três Varas, além de cargos em comissão para assessoramento dos magistrados. A 3ª Vara Criminal no Foro Regional de São José dos Pinhais, da comarca da Região Metropolitana de Curitiba, a 4ª Vara Criminal da comarca de Ponta Grossa e a 5ª Vara Criminal no Foro Central da comarca da Região Metropolitana de Maringá todas de entrância final. As duas primeiras terão competência em matéria criminal cumulada com Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e Crimes contra criança, adolescente e idoso e a última competência exclusiva de Violência Doméstica e Familiar.

    A terceira proposição, de nº 431/12, cria a Vara da Infância e da Juventude, Família, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial, no Foro Regional de Piraquara da comarca da Região Metropolitana de Curitiba. A criação desta Vara consiste no desmembramento de parte da competência da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família e da Vara Cível Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do foro Extrajudicial, passando a Vara Cível a ter competência exclusiva e a Vara Criminal a ter competência em matéria criminal e violência doméstica. Essas Varas atenderão uma população aproximada de 92 mil habitantes e mais de 30 mil processos em andamento.

    Conforme informação divulgada no site do TJ-PR, os custos de todas as criações serão suportados pelo orçamento do próprio TJ, Fundo da Justiça (FUNJUS).

    Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR

    • Publicações6868
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tres-projetos-do-tj-sao-aprovados-na-assembleia-legislativa/100059156

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)