Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2 concede atrasados de pensão para viúva

    A Segunda Turma Especializada do TRF2 decidiu manter a decisão da desembargadora federal Liliane Roriz, que condenou o INSS a pagar os atrasados da pensão por morte do marido de uma moradora da Baixada Fluminense. Ele teve a morte presumida declarada pela justiça sete anos depois que a sua mulher ajuizou ação pedindo o reconhecimento do fato. Na primeira instância, ficou determinado que a pensão seria devida desde 2003, quando foi publicada a sentença que reconheceu o óbito, mas a desembargadora entendeu que o direito é devido desde o início do processo.

    A autora da ação ajuizou a ação declaratória de ausência na Comarca de Duque de Caxias em 1996. A conclusão da causa, no entanto, aconteceu na Justiça Federal de São João de Meriti, após ser resolvida na instância superior questão envolvendo conflito de competência: "Constata-se, assim, que a autora teve de esperar por aproximadamente sete anos para obter a declaração por morte presumida de seu marido e, só a partir de então, pode dar entrada no requerimento administrativo de seu benefício, ficando, portanto, todo esse tempo sem receber proventos de natureza alimentar, situação anômala dentro do sistema previdenciário, uma vez que fere a isonomia entre os segurados da previdência social", explicou a magistrada.

    A decisão do TRF2 foi proferida no julgamento de agravo apresentado pelo INSS contra a decisão da desembargadora, por sua vez proferida em apelação do instituto contra sentença de primeiro grau.

    Proc. 2008.51.10.001173-9

    • Sobre o autorConectada ao Direito, engajada e em busca de soluções para o seu sucesso.
    • Publicações20001
    • Seguidores373
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-concede-atrasados-de-pensao-para-viuva/2799689

    Informações relacionadas

    Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Inicial Pensão por Morte - União Estável

    Jair Rabelo, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    STJ - Viúva ou companheira têm direito real de habitação mesmo que sejam proprietárias de outro imóvel

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)