Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TRF2 reconhece existência de improbidade administrativa em convênio

    A Terceira Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, por unanimidade, negou provimento a recurso interposto por dois empresários, contra sentença da Justiça Federal que julgou procedente ação de improbidade administrativa, tendo em vista suposta apropriação de verbas públicas federais destinadas a projeto social, mediante simulação de compras, bem como de emissão de notas fiscais superfaturadas.

    Os apelantes são proprietários de empresas que celebraram convênio com o Ministério dos Esportes visando à implantação de programa social destinado à criação de 25 núcleos de esporte educacional em unidades escolares.

    Na sentença, o juiz entendeu que o coordenador do projeto atuou como mentor do desvio de recursos exposto, com a ciência e a participação dos proprietários das empresas com as quais negociava. Também considerou que os réus tinham conhecimento do caráter fraudulento das aquisições simuladas de mercadorias e do superfaturamento de notas fiscais junto a suas empresas, ou seja, comportamento doloso que extrapola a mera má administração de recursos públicos, revelando esquema de fraudes.

    Distribuído para o TRF2, o processo teve como relator o desembargador federal Ricardo Perlingeiro, que assinalou que a conduta ilícita do agente público deve apresentar as características de desonestidade, má-fé e falta de probidade no trato da coisa pública. “Portanto, confirma-se que os recorrentes tinham conhecimento do caráter ilícito de seus atos, tendo optado conscientemente por sua realização, a evidenciar existência de dolo. Assim, dado o prejuízo aos cofres públicos e o locupletamento pessoal de recursos da União Federal, correta a sentença que reconheceu a existência de atos de improbidade administrativa” – concluiu.

    Processo 2015.51.10.011760-1

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-reconhece-existencia-de-improbidade-administrativa-em-convenio/771294498

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)